5 livros que todo homem deve ler
No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro e, por isso, fiz uma lista dos cinco livros que todo homem deve ler. Confira:
Sniper Americano – Intrinseca
O perturbador relato autobiográfico do atirador mais letal da história das forças armadas norte-americanas. Ao longo de uma década de serviço, incluindo diversas incursões ao Iraque e a outras zonas de combate durante o auge da chamada Guerra ao Terror, Chris Kyle, atirador de elite dos Seals, alcançou o recorde de mais de 150 mortes confirmadas pelo Pentágono. No livro, ele fala abertamente dos sofrimentos da guerra, da morte brutal de alguns companheiros, da ação como atirador e da frieza e precisão que desenvolveu ao longo do serviço, lançando luz não só sobre a perturbadora realidade dos combatentes como também sobre a extrema dificuldade da readaptação dos que retornam ao lar. Em 2013, Chris Kyle foi assassinado a tiros por um veterano da guerra do Iraque que sofria de estresse pós-traumático, e sua história estará nos cinemas em 2015 em filme homônimo ao livro, dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Bradley Cooper.
‘O Estrangeiro’, tão popular porque, à parte ser a seca narrativa das desventuras de Mersault, condenado à morte por matar um árabe a troco de nada, é também a narrativa das desventuras de um homem do século XX. Uma autobiografia de todo mundo. Mersault leva uma vida banal; recebe, indiferentemente, a notícia da morte da mãe; comete o crime; é preso; julgado; tudo gratuito, sem sentido, apenas mais um homem arrastado pela correnteza da vida e da História.
127 horas – Aron Ralston
127 Horas é uma extraordinária história de sobrevivência – o doloroso relato de Aron Ralston, que passou seis dias preso em um dos lugares mais remotos dos Estados Unidos, e como um ato repleto de coragem o trouxe de volta para casa. Aron Ralston, um experiente alpinista de vinte e sete anos, estava fazendo uma caminhada sozinho em um estreito e remoto desfiladeiro de Utah, nos Estados Unidos, quando ele desalojou uma rocha de quase meia tonelada que esmagou a sua mão direita e o pulso contra a parede da montanha. Emergindo de uma dor lancinante, Aron descobriu que estava completamente preso, e lembrou que não havia avisado ninguém para onde estava indo – ou seja, a chance de ser resgatado era mínima. A partir daí começaram os seis dias mais infernais de sua vida. Com muito pouca água e comida, o único instrumento disponível era um simples canivete que, na quinta noite, ele usou para riscar e escrever na rocha o seu epitáfio, pois estava certo de que não veria mais a luz do dia. Usando sua câmera de vídeo, Aron começou a gravar mensagens de despedida para sua família e amigos, esperando que alguém pudesse achar essa gravação. Mas na manhã de quinta-feira ele teve uma inspiração divina que poderia resolver o “enigma” da rocha, um extremo e desesperado ato de bravura que salvaria a sua vida. 127 Horas é um inspirado relato escrito de forma brilhante, engraçada e honesta, de como a morte encontra a vida. Uma história que estará para sempre entre os livros clássicos de aventura.
O Jogo – A Bíblia da Sedução – Neil Strauss
Cansado de se sentir um fracassado na arte da sedução, Neil Strauss, escritor e jornalista especializado em rock, assumiu sua dificuldade em atrair o sexo oposto. Com a ajuda de seu mentor, Mystery, Strauss desenvolveu as técnicas que o levariam a se tornar objeto do desejo feminino. Para proteger sua verdadeira identidade, adotou o pseudônimo Style, mudou radicalmente a aparência, pôs em prática as técnicas aprendidas e aumentou incrivelmente o número ínfimo de mulheres que havia conquistado em toda sua vida até aquele momento. Neste relato autobiográfico da sua transformação de um sujeito inseguro e desinteressante num dos maiores mestres mundiais da sedução, acompanhamos o mergulho real de Neil Strauss em um submundo sofisticado, inebriante e perturbador, habitado por homens que, inicialmente tímidos e pouco atraentes como o próprio autor, aprenderam a se apresentar e a se comportar de forma absolutamente irresistível diante das mulheres.
O resultado de sua experiência está em O jogo, onde Neil Strauss, compartilha com o leitor a transformação a que ele mesmo se submeteu. Um livro explosivo e polêmico, O jogo ficou conhecido como a bíblia da sedução e se tornou garantia de mudança radical para homens e transformação definitiva na forma como as mulheres vêem o sexo oposto.
Dom Casmurro – Machado de Assis
Publicado pela primeira vez em 1899, “Dom Casmurro” é uma das grandes obras de Machado de Assis e confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira. Também a temática do ciúme, abordada com brilhantismo nesse livro, provoca polêmicas em torno do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitu.
Pedro Winicius23 Posts
Maranhense, 22 anos e apaixonado pela cultura Nordestina. Não dispensa um bom vinho e uma boa viagem.
0 Comentários