5 dicas para incluir a sua mãe no mundo digital

5 dicas para incluir a sua mãe no mundo digital sem stress

A tecnologia já faz parte do nosso dia a dia e as novas gerações já nascem com um computador nas mãos. Para acompanhar essa nova realidade, as mães de todas as idades também estão mais conectadas. Uma pesquisa feita pelo IBOPE, em 2013, mostra que mais da metade das mães brasileiras já estão acessando a internet e as redes sociais diariamente. Mas a demanda pelo uso da tecnologia também já atingiu as pessoas com mais de 50 anos. Em janeiro de 2013 a terceira idade representava 1,95% do total de 94 milhões de brasileiros internautas, o que revela um aumento de 8,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Esse cenário mostra que as gerações anteriores estão cada vez mais se integrando ao comportamento dos mais jovens. O desejo de ganhar roupas, acessórios ou itens para a casa no Dia das Mães agora concorre com o desejo de ganhar um tablet, smartphone ou um computador só para elas.

O avanço tecnológico também significa que está mais fácil inserir digitalmente as pessoas que ainda não tiveram amplo contato com a internet. Novos produtos mais intuitivos e com formatos diferenciados, como os 2 em 1, enchem o mercado com opções para todos os gostos e estilos.

Confira cinco dicas enviadas pela INTEL para ajudar a sua mãe a entrar no mundo digital – sem causar muito stress nem para ela, e nem para você:

1. Descubra a máquina certa para as necessidades dela:

A escolha do equipamento certo está ligada ao tipo de uso que sua mãe gostaria de fazer. Como o acesso à Internet e computadores pode tornar a vida dela melhor, mais feliz e mais produtiva? Ela gosta de ver filmes e novelas? Quer acessar as redes sociais? Usar recursos de vídeo para falar com parentes e amigos distantes? Talvez ela goste de jogar cartas e possa se divertir com jogos online?

Há um produto certo para cada necessidade, e é preciso levar em consideração também a tecnologia por dentro do equipamento. Tarefas mais intensivas, como uso de vídeo, exigem um processador com maior potência. Produtos com foco em mobilidade merecem atenção especial à duração de bateria.

A enorme variedade de modelos e tipos de dispositivos presentes hoje no mercado garante que cada pessoa pode encontrar a máquina perfeita para o seu perfil. Faça uma boa busca e consulte os sites especializados para achar a máquina ideal.

2. Coloque as novas tecnologias ao seu favor:

Dispositivos com a tela sensível ao toque já estão presentes em quase todas as novidades do mercado e são um enorme facilitador para quem está se acostumando com a tecnologia. Desde tablets a All-in-ones, passando pelos computadores 2 em 1, que funcionam tanto quanto notebook quanto como tablet, são dispositivos mais intuitivos e fáceis de usar.  Se a sua mãe vai escrever e-mails ou usar editores de texto, devido ao teclado – o 2 em 1 é mais recomendável do que um tablet.

3. Prepare e personalize a máquina:

Depois de escolher e adquirir o equipamento mais adequado para as necessidades da sua mãe, uma ótima ideia é personalizá-lo e configurá-lo para facilitar a experiência de uso. Você pode fazer o download e instalar aplicativos do Google Play ou do Windows Store, incluindo jogos que a sua mãe possa gostar. Você também pode criar ícones para os principais programas e links das páginas de internet que ela vai acessar mais – como as redes sociais, o programa de TV preferido dela, o serviço de e-mails. Aliás, você já pode configurar um endereço de e-mail para ela e, se preferir, cadastrá-lo nos principais serviços online. Para ficar ainda mais com a cara dela, você pode já salvar algumas fotos da família no dispositivo.

Também vale a pena dar um tapa na parte de segurança. Muitas máquinas hoje já saem de fábrica com recursos que ajudam a aumentar a segurança de uma forma geral. Certifique-se de que a máquina está equipada com antivírus e anti-malware, e que o navegador de Internet esteja com os filtros de segurança e anti-popup ativados.

4. Assuma o papel de professor:

Vá com calma na hora de apresentar o novo dispositivo e as suas funcionalidades para sua mãe. Ela terá acesso a um mundo completamente novo na palma das mãos e vai precisar se familiarizar com a tecnologia. Cuidado para não estressar a relação, pois isso pode fazer com que ela rejeite o novo dispositivo. Introduza os aplicativos e serviços aos poucos, começando pelas coisas mais divertidas – como vídeos, fotos, jogos. E vá apresentando novas possibilidades todas as semanas. Mostre para ela os aplicativos de comunicação e como ela pode usá-los para falar com a família e amigas e ainda economizar na conta de telefone.

Seja paciente com as dúvidas e dificuldades. Não se irrite se tiver que explicar a mesma coisa mais de uma vez. E também vale a pena dar dicas para que ela possa se proteger melhor: não enviar as senhas por e-mail para ninguém, não abrir arquivos anexos de fonte desconhecidas, cuidados redobrados ao acessar netbanking ou compras online. Ensine, mas não alimente os medos. O computador está lá para deixar a vida dela mais completa, e não para ser uma fonte de preocupações.

5. Não entre em pânico:

Se você seguir todos os passos corretamente, a sua mãe provavelmente vai se maravilhar com o novo mundo que se descortina à sua frente. Isso também significa que ela vai ligar para você cheia de dúvidas a qualquer hora do dia e da noite, entupir a sua caixa de e-mails com coisas fofinhas que ela achou por aí, subir todas aquelas suas fotos embaraçosas da infância no Facebook e comentar naquela postagem mal pensada que você publicou ao voltar da balada. Sua mãe ainda está no “Jardim de Infância” do uso das ferramentas digitais, e ela precisa aprender não só a usar as ferramentas, mas também a etiqueta do convívio online. Entenda que sua mãe não está lá para te matar de vergonha – ela quer socializar e se divertir, como todo mundo. Vale a pena dar pequenas dicas de vez em quando para ajudá-la a ter um convívio agradável também no mundo virtual.

Guilherme1875 Posts

33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register