4 benefícios do pilates para os homens

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O Pilates ainda é uma modalidade praticada principalmente pelas mulheres, porém, cresceu muito no universo masculino nos últimos anos, aliás o seu criador, Joseph Pilates, desenvolveu o método para ajudar mulheres e principalmente homens feridos e debilitados que voltavam da guerra e muitas vezes não podiam sair das suas camas. Mesmo assim, muitos acabam deixando a atividade de lado por ser mais praticado por mulheres e muitas vezes não sabem os benefícios que as técnicas podem trazer para a saúde.

A Fisioterapeuta Gabriela Fendi, especialista em Pilates e criadora do Espaço Vida Ativa, explica que a modalidade vai muito além do que uma prática em si, é o encontro entre de equilíbrio do corpo e da mente. Por isso, ela listou algumas dicas para que alguns homens possam deixar seu preconceito de lado e começar a praticar a modalidade agora mesmo.

Ganho de flexibilidade.

A modalidade atua no ganho e na melhora flexibilidade, além de promover o alongamento global da musculatura, visando sua manutenção com ganho de amplitude e qualidade de movimento. “Com o passar da idade, nosso corpo passa por uma perda progressiva de cartilagem e uma redução de células musculares, fazendo com que tenhamos uma diminuição da amplitude dos movimentos”, acrescenta Gabriela.

Melhora o desempenho no esporte favorito.

Muitos homens gostam de jogar bola, correr, pedalar e até mesmo ir academia com uma certa frequência, por isso, o Pilates é um grande aliado para melhorar a performance nessas e em outras modalidades esportivas, pois ao trabalhar a estabilidade e o fortalecimento do core, ele reduz as chances de lesão, aumentando a coordenação e o equilíbrio. Gabriela explica,“A consciência corporal é a base de uma boa performance esportiva, por isso a modalidade de Pilates é indicada e praticada principalmente para esportistas no geral.”.

Acaba com o stress.

A modalidade une exercícios corporais com o controle da respiração e isso auxilia no controle da ansiedade e ajuda na concentração. “O Pilates é muitas vezes recomendado para as pessoas, principalmente os homens, pois contribui para o controle da ansiedade que acaba causando o stress do dia a dia.”, completa a Fisioterapeuta

Melhora o desempenho sexual.

A prática da modalidade estimula diversos músculos, como por exemplo: os quadriceps, os glúteos, os tríceps sural (músculos da batata da perna), os abdutores do quadril, além do assoalho pélvicos e outros que em muitos casos precisam de resistência suficiente para determinadas posições. “Trabalhando a musculatura da região pélvica, ganha-se notoriamente mais flexibilidade e isso ajuda a potencializar o desempenho sexual, lembrando também que a prática libera a endorfina responsável pelo bem-estar e o prazer”, finaliza a especialista.


Guilherme Cury1795 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

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