Você está errado, mas isso pode ser bom!

homem-pensativo

Uma reflexão que devemos fazer com certa frequência é que nem tudo o que achamos que está certo, realmente está certo. Isso significa que na maioria das vezes nós estamos errados, mas acabamos não nos dando conta disso.

Na verdade, nós já nos acostumamos a acreditar em nossas próprias opiniões, mesmo aquelas com as quais nós não refletimos, apenas reproduzimos o discurso do outro e acreditamos que estamos certos por isso.

Mas, na verdade, existem milhares de maneiras de pensar sobre um mesmo tema. Existem diversos pontos de vista e vertentes sobre um assunto que nem sempre nos damos conta de pensar sobre eles. Nós percebemos as coisas apenas pelo nosso próprio ponto de vista e nós também erramos.

Por isso, antes de começar a defender algo com a toda certeza, saiba que você não dá conta de refletir sobre todos os aspectos desse tema e que, consequentemente, você pode estar errado.

homem-pensando

Ao saber que você pode estar errado, você evita cometer o erro do arrogante e passa a estar mais aberto para a opinião do outro, pois ele pode te ajudar a perceber aspectos que você não tinha notado antes.

Por isso, não devemos lutar e tentar demonstrar para o outro que estamos certos o tempo todo.

Na verdade, podemos ter em mente que, na maioria das vezes, estamos errados e, com isso, podemos tentar entender as coisas das mais diferentes maneiras possíveis.

Na próxima vez que você estiver discutindo com alguém, tenha em mente que nenhum dos dois está completamente certo e, estão na verdade, tendo diferentes perspectivas de um mesmo ponto de vista.

Caso você não queria cometer mais nenhum erro na discussão, sempre tendo em mente que você pode estar errado, você pode também evitar alguns argumentos que não devem ser usados nas discussões.


Leonardo Luchetta406 Posts

Escreve artigos para a internet na metade do tempo. Na outra metade se prepara para tornar-se psicólogo clínico. Nas horas vagas, vaga!

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register