Você tem dificuldade em demonstrar afeto?
Recentemente ouvi um homem falando que tem dificuldade em ser carinhoso com a mulher dele. Por mais que ele queira tratar ela bem, usar palavras positivas e de afeto, ele acaba usando palavras negativas e não sabe ser carinhoso com ela.
Então me peguei tentando descobrir os motivos disso acontecer com alguns homens. Escrevi uma lista com os motivos que fazem os homens terem dificuldades em demonstrar afeto para suas parceiras.
1) Resistência para dar carinho.
Alguns homens sentem grande resistência quando o assunto é dar carinho para sua parceira. Essa resistência pode ter diversos motivos, mas geralmente está ligado ao fato de nós homens aprendermos que não podemos ser carinhos pois isso é algo ruim, ou que mulheres não gostam de homens assim.
É claro que tudo que é em excesso acaba sendo ruim, mas quando falta o carinho e o afeto na relação, isso pode ser pior ainda!
Se você sente que tem dificuldade em dizer palavras positivas para a sua parceira, saiba que você não é o único, mas isso pode fazer com que ela sinta completamente insatisfeita com suas atitudes.
2) Não aprendemos a expressar o carinho.
Expressar o afeto que temos por uma pessoa é muito complicado, principalmente quando pensamos em relacionamento a longo prazo. Muitos homens não aprendem a expressar esse afeto e acabam guardando para si.
As vezes nós pensamos que estamos demonstrando que gostamos de nossas parceiras, mas elas estão na dúvida sobre o que pensamos e sentimos a respeito delas. Por isso é interessante tentar comunicar o que você pensa das atitudes dela (quando você gosta) e dizer o que te agrada ou não. Essa é uma forma interessante de dizer que você presta atenção nela e que gosta de como ela está agindo.
3) O medo da consequência.
Outro motivo pelo qual nós evitamos demonstrar carinho é que temos medo de como a parceira irá reagir, ou pior, temos medo de que o relacionamento acabe e, assim, acabamos tratando ela de uma forma negativa.
Muitas vezes o relacionamento acaba por falta da troca de afeto entre os integrantes. Por isso, talvez seja mais interessante parar de pensar nas consequências e tentar melhorar o relacionamento modificando alguns de seus comportamentos.
Geralmente, quando demonstramos afeto para a parceira, ela tende a retribuir e nós tiramos vantagens disso.
4) O afeto é visto como negativo.
Em alguns casos, nós pensamos que demonstrar afeto é algo negativo, pois estaremos muito vulneráveis. Em determinados momentos isso pode ser verdade. Mas em um relacionamento de longo prazo, não devemos nos preocupar com isso. Nossa preocupação deve ser de agradar a parceira e fazer com que o relacionamento continue.
Por isso, tenha em mente que demonstrar afeto para uma parceira de longo prazo geralmente é algo positivo, pois demonstra que ainda existe sentimento na relação.
5) Quem sofre com a falta de afeto é a sua parceira.
Algumas mulheres sentem dificuldades em perceber o que o homem pensa ou sente, e as vezes, elas acabam imaginando sempre o pior. Então, quando você não demonstra o que sente, ela pode julgar que você não sente nada (quando na verdade você sente) e isso pode gerar um grande conflito na relação.
A dificuldade em demonstrar o afeto pode ser negativa tanto para você quanto para a sua parceira. Pois você sofre por não conseguir demonstrar e ela sofre por não saber o que pensar a seu respeito.
Portanto, talvez seja a hora de repensarmos algumas de nossas atitudes, contribuindo para melhorar o funcionamento da relação, dando novos rumo à ela.
Leonardo545 Posts
É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.
0 Comentários