Você não tem medo do futuro, mas sim de repetir o passado!

depressao

O Medo é uma parte necessária da vida. Dependemos dele para manter-nos vivos no longo prazo, ou no maior prazo possível. Afinal, considerando o cômputo geral das pessoas, aquelas excessivamente destemidas não costumam alcançar idades avançadas.

Deve haver algum tipo de lógica para nascermos programados com esta emoção. E há: além de envolver-se com o julgamento da sobrevivência imediata, o medo também possui a capacidade de nos mover mais rápido e mais longe que qualquer outro sentimento. Ele pode despertar a busca, a criação, a construção e a conexão. Mas também pode paralisar, minar sua força de vontade e destruir esperanças. Muitas pessoas dizem que são capazes de fugir ou de se esconder ou de controlar o medo, mas na verdade elas passam suas vidas lutando com ele. É uma perda de tempo.

O medo dá forma à nossa existência. Ele ajuda a marcar aquele ponto onde você ou encara e supera o que lhe assusta, ou não. O ponto onde ou você faz uma curva e pega outro caminho ou empaca na estrada lamentando ter perdido o desvio certo. No final, cabe ao medo desenhar uma parte importante do mapa da sua vida.

De todas as coisas que nos assustam, provavelmente o Futuro é uma das que mais causam medo. Que diabos ele guarda para você? Qual desgraça espreita por la? Impossível saber. É o desconhecido, o mistério. Mas não é o futuro em si o que você mais teme, afinal o futuro também pode reservar alegrias, surpresas agradáveis, afeto, paz, harmonia. O que mais lhe assusta no futuro é o passado.

O futuro não está escrito, mas o passado… ah, o passado está cravado em pedra. Não dá pra desfazer as merdas que você já fez. Não é possível mudar as coisas que você gostaria de mudar. Você não tem alternativa exceto viver com o passado que você criou para si mesmo, e nenhuma opção além de aceitar todas as suas consequências.

O passado é uma nuvem permanentemente sobre sua cabeça, e ela só cresce a cada dia. Você pode vê-lo como um fardo que deve ser carregado para toda parte, mas isso não poderia estar mais distante da verdade. O Passado foi um ponto no tempo, um desvio que você pegou ou não. Ele não existe mais. E você pode deixá-lo lá onde ele pertence: no passado.

passado-borracha

Sua vida está seguindo um certo rumo no momento, fruto das escolhas do passado, mas ela não precisa continuar neste rumo. Mais a frente existe uma saída, um desvio, uma curva. Ela representa seu próximo medo, está esperando para testar você. Esperando e rezando – sim, rezando! – para que você se supere. O grande receio não é machucar-se, no final das contas, mas superar-se.

O medo não é negativo. Ele existe para lhe ajudar. Se quiser ter medo de algo, tenha medo do seu passado. Permita que este medo lhe impulsione, que ele lhe faça tentar coisas novas, expandindo sua imaginação. Mas não leve o passado para o futuro. Você não deveria estar trazendo-o nem mesmo para o presente.

Se o seu medo para o futuro é de reviver o passado, então não o reviva. A opção é tão básica quanto libertadora. Seus hábitos de HOJE, as coisas que você está fazendo, as opções que está escolhendo, são as atitudes que fazem o amanhã inevitável.

A vida pode ser melhor quando você aprende a converter o medo em estímulo. Você pode ser proativo, otimista e realizador, isso eu lhe garanto. Não lhe conheço tão bem para afirmar isso, mas posso dizer que lhe conheço melhor do que você se conhece, e sei que você é capaz de realizar coisas que nunca sonhou.

Como eu sei? Porque você não é diferente de mim. Não importa o quanto meu passado me assombre ou assuste, não interessa o quão distante eu estou de onde eu gostaria de estar, eu SEI que chegarei aonde quero. E você também irá. Basta não repetir o dia de ontem.

Colaboração: Alessandro Loila.


Tudo Para Homens664 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register