Técnicas para melhorar a sua atenção e capacidade de concentração

pensando

Para pensarmos em aprimorar a nossa capacidade de atenção, primeiro devemos saber o que é atenção.

Resumidamente, a atenção é a capacidade que temos de perceber algum estímulo específico que seja do nosso interesse e inibir outros estímulos, sejam eles internos ou externos. Assim, a atenção está relacionada com o estado de alerta e com a concentração. Mas para, finalmente, começamos a pensar em melhorar a capacidade de concentração, precisamos ainda entender o tipos de atenção.

Existem 5 tipos de atenção, que são hierárquicas, e vão ficando cada vez mais complexas. É interessante treinar os 5 tipos, para que seja possível manter verdadeiramente o foco em algo. E assim, conseguir realizar seus objetivos.

homem-pensando

Os cinco tipos de atenção são:

Atenção Focada: Que consiste em manter o foco especificamente em estímulos visuais, auditivos e táteis, mantendo o foco em apenas um estímulo, ignorando os outros. É o nível mais básico de atenção.

Atenção Sustentada: Neste nível, além de manter a atenção em um foco, é necessário permanecemos mantendo a atenção por mais tempo.

Atenção Seletiva: Neste nível, a pessoa tem capacidade de concentrar-se em um estimulo que lhe seja interessante, ignorando outros estímulos que também possam chamar a atenção. Ficando assim mais difícil de ignorar outros estímulos, pois são mais distratores.

Atenção Alternada: Neste nível, a pessoa tem a capacidade de mudar o foco de sua atenção para estímulos diferentes, controlando a informação focada, sem perder o foco em nenhum dos estímulos. Ou seja, a pessoa é capaz de fazer duas tarefas ao mesmo tempo, mas uma de cada vez, sem perder o foco da outra.

Atenção Dividida: Neste nível, é possível fazer duas tarefas distintas ao mesmo tempo, monitorando assim dois estímulos. É a capacidade de realizar duas tarefas com perfeição, como falar ao telefone enquanto escreve uma carta, por exemplo.

E como melhorar a atenção?

Sempre que você treinar um tipo de atenção, irá melhorar consequentemente os outros tipos, e assim sucessivamente. Por isso, é importante começar pelo nível mais básico, partindo para o nível mais difícil. Para melhorar a atenção, precisamos então melhorar a nossa capacidade de memorização também.

treinando-com-o-cerebro

Vamos então às técnicas para melhorar cada tipo de atenção:

Melhorando a atenção focada:

Tente escutar um som que venha de algum lugar diferente de onde você está. Preste atenção no som e então tente descobrir o que está fazendo esse som, e como ele é feito. Por exemplo, se você estiver no seu quarto, escute o som que vem da cozinha, imagine como o som está sendo feito, quais ferramentas estão sendo usadas e assim por diante. Dessa forma, você mantem a sua atenção para um estímulo diferente, tentando ignorar o restante a sua volta.

Melhorando a atenção seletiva:

Selecione algo para prestar a atenção. Por exemplo, saia na rua e selecione observar objetos com uma cor específica, faça um trajeto contando todos os objetos que você percebeu e então, ao final do trajeto, tente lembrar de todos os objetos que você viu. Após isso, descubra se esqueceu-se de algum. Dessa forma, você estará selecionando apenas um estímulo e focando-se nele, além de aprimorar a sua capacidade de atenção seletiva.

Melhorando a atenção sustentada:

Assista algo por um longo período de tempo, como um filme ou vídeo por exemplo. Ao final tente lembrar o nome do ator principal, da história contada e de diálogos que você achou interessante. Lembre de cenas e lugares específicos do filme e então procure descobrir se você lembrou corretamente dos fatos.

Melhorando a atenção alternada:

Esse é um exercício mental que pode ser feito com outras pessoas. Nele consiste em pensar nas coisas “pelo contrário”, ou seja, você pensa em uma frase e depois inverte ela. Por exemplo, você pode falar, “eu gosto de você porque você é grande, inteligente e legal” e então você deve falar essa frase ao contrário – “eu odeio você porque você é pequeno, burro e chato”. O interessante é pensar em palavras contrárias. Além do esforço mental para fazer isso, você precisa prestar atenção tanto na frase antiga quanto na nova.

atencao-divididaMelhorando a atenção dividida:

Para aprimorar esse tipo de atenção, você precisa fazer duas coisas ao mesmo tempo, sem errar nenhuma das duas. Você pode falar ao telefone com alguém ao mesmo tempo que escreve algo no computador, ou conversar com alguém pelas redes sociais. É importante que sejam conversas diferentes em assuntos diferentes, fazendo com que você pense sobre duas coisas ao mesmo tempo.

Este é o nível mais complexo de atenção, que geralmente temos maiores dificuldades, por isso pode parecer difícil no início.

Treinar a sua atenção é aprimorar a sua capacidade de raciocínio lógico, mantendo o foco em um ou mais estímulos diferentes, ignorando outros estímulos. A facilidade de fazer isso varia de pessoa para pessoa, necessitando sempre ser treinada. Com o tempo existe a possibilidade de você criar outros jogos mentais para treinar a sua capacidade de atenção.


Leonardo Luchetta544 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register