O que significa ter saúde hoje em dia

homem-feliz

O significado e o conceito de saúde se modificam de acordo com o tempo em que vivemos e atualmente o significado de saúde está se modificando cada vez mais. Hoje em dia, ter saúde não significa apenas não ter doenças, existem outros aspectos que servem para sabermos se temos ou não saúde.

Refletindo sobre o tema, resolvi escrever sobre o novo significado de saúde, que, como já vimos, não é mais a ausência da doença. Por isso, eu separei alguns significados de saúde, que juntos servirão para entendermos como esse conceito pode ser complexo. Vou separar os conceitos por tópicos, mas eles trabalham concomitantemente para representar o que realmente significa ter saúde. Confira:

Ter saúde significa ter equilíbrio físico.

Para se ter a saúde física, não significa que devemos ter o corpo perfeito, sem a ausência de quaisquer enfermidades. Significa na verdade perceber as enfermidades do corpo e aprender a conviver com elas, de forma que elas não tragam grandes consequência negativas para nossas vidas, principalmente quando falamos de doenças crônicas ou quaisquer intervenções irreversíveis em nosso corpo.

Portanto, a saúde do corpo depende de um equilíbrio que encontramos para manter o corpo em funcionamento, independente de como ele funciona. Isso significa também, aprender a tratar algumas enfermidades.

meditando

Equilíbrio psíquico.

Além do equilíbrio físico, é preciso também encontrar um equilíbrio psicológico e mental para que a saúde ocorra de fato. De nada adianta ter um corpo saudável, convivendo com as enfermidades, quando não se sabe conviver com os problemas de ordem psicológica, independente do tipo de problema.

Por isso, é necessário também aprender a perceber os problemas de ordem psíquica, para tratá-los, buscando um equilíbrio suficiente para conviver com esses problemas que não foram possíveis suplantá-los. Tendo um equilíbrio entre os aspectos físicos e psicológicos.

O equilíbrio social também é importante.

Nós somos seres sociais e sociáveis, ou seja, nós nascemos em sociedade e vivemos nela, sendo pertencentes aos mais diversos grupos sociais. Dessa forma, ter saúde também significa saber conviver de forma harmoniosa com o aspecto social, sabendo como lidar com o outro e fazendo isso de uma maneira suficientemente boa. Para que isso ocorra é preciso encontrar um equilíbrio dinâmico entre o aspecto social, o físico e o psíquico.

Portanto, aprender a viver com o outro também torna-se algo imprescindível para que possamos afirmar que temos realmente saúde.

Não vamos esquecer do equilíbrio espiritual.

A espiritualidade sempre existiu nos mais diversos tipos de civilização e até hoje não foi encontrada nenhum tipo de civilização que não tivesse algum tipo de crença espiritual. Veja, quando falo do aspecto espiritual, não estou falando de religiosidade, tampouco de religião. Estou falando das crenças pessoais de cada indivíduo, independentemente do tipo de crença que for.

Portanto, para se ter saúde é preciso ter algum tipo de espiritualidade e, principalmente, estar satisfeito com ela, encontrando o equilíbrio necessário entre esse aspecto de sua vida e os demais.

homem sorriso

Portanto, o conceito de saúde é, resumidamente, um equilíbrio dinâmico entre você e sua vida de relação, englobando aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais. Quanto mais equilibrados estiverem esses aspectos, maior bem estar, qualidade de vida e até mesmo autossatisfação existirá em você.


Leonardo Luchetta545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

1 Comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register