O problema em se tornar famoso muito cedo

justin-bieber

Você já percebeu que muitas celebridades mirins (e até adolescentes) acabam crescendo com sérias dificuldades? Mesmo tendo muito dinheiro, elas demonstram comportamentos negativos, autodestrutivos e estão sempre se metendo em problemas com a polícia ou com outras pessoas?

Não faltam exemplos para demonstrar o que eu quero dizer. Podemos pensar em celebridades brasileiras ou em celebridades gringas, as consequências geralmente são semelhantes (eu sei que você pensou em algumas celebridades nesse momento, por isso não vou citá-las).

Resolvi escrever sobre os motivos disso acontecer, principalmente com pessoas que alcançam a fama e ganham muito dinheiro quando ainda são muito jovens.

A falta de maturidade.

A principal causa dos problemas relacionados às celebridades que ficaram famosas muito cedo e quando crescem começam a ter problemas, é que elas ficaram famosas quando ainda não tinham maturidade o suficiente para isso.

O grande problema é que elas acabam não desenvolvendo essa maturidade, pois não passam por conflitos e problemas naturais de cada etapa da vida, evitando que se desenvolvam de uma forma funcional.

Isso faz com que muitas dessas celebridades continuem se comportando de maneira infantil e imatura por muito tempo, sem ter que arcar com as consequências de suas atitudes.

Eles acreditam que podem tudo.

Por viver em uma realidade completamente diferente da maioria das pessoas, e por não ter que arcar com a consequência de muito de seus atos, torna-se comum que essas pessoas passem a acreditar que as regras e leis não se aplicam a elas, somente para os outros.

Assim, elas acreditam que podem fazer tudo o que desejam, sem medo de serem punidas. Por isso é comum encontrarmos muitas notícias de alguns famosos fazendo coisas impensáveis e absurdas.

O fato delas conseguirem resolver alguns problemas (principalmente os problemas com a lei) de uma forma mais rápida e fácil, contribui ainda mais para os comportamentos destrutivos e inconsequentes.

O dinheiro se torna a coisa mais importante.

Além da fama, a grande quantidade de dinheiro também faz parte da vida dessas crianças e adolescentes muito cedo, fazendo com que eles tenham que se preocupar com coisas que não deveriam ou que não precisariam.

Ou seja, há também uma carga muito grande de responsabilidade. O dinheiro pode fazer com que eles consigam satisfazer praticamente todas as vontades deles, a qualquer momento, fazendo com que fiquem mal acostumadas, não conseguindo lidar com a frustração e com o NÃO. Afinal, quem sempre ouve SIM, dificilmente saberá lidar com o NÃO.

Eles se tornam “produtos”

Outro fato interessante que devemos pensar, é que essas “crianças celebridades” acabam se tornando um produto, afinal, a grana que elas recebem é pelo trabalho delas. Pensemos em algum cantor que ficou famoso muito cedo.

Isso faz com que as pessoas que também ganham dinheiro a custas dessas celebridades, façam de tudo para elas continuarem na “linha” (ninguém quer perder a fonte de renda, né?), com muitas regras e os privando de alguns privilégios que as crianças ou adolescentes teriam.

A consequência disso é que, no futuro, eles se tornam pessoas “revoltadas” com comportamentos que não são típicos de sua idade.

jb-pixando

O outro deixa de ser importante.

Por essas celebridades estarem acostumadas a ter pessoas idolatrando elas, dando muita importância para elas e assim por diante. Isso pode fazer com que elas realmente acreditem que são mais importantes e relevantes do que os outros.

Assim, elas acreditam que podem tratar os outros de qualquer maneira, desrespeitando. Como se somente elas devessem ser respeitas. Não é a toa que vemos tantos processos das pessoas para com as celebridades que as tratam de uma forma degradante.

É interessante pensar que não é a fama ou o dinheiro que irá resolver as nossas vidas ou fazer com que sejamos mais felizes. Mas sim, a forma como aprendemos a lidar com a nossa realidade e o que fazemos para modificar as coisas que não nos agradam.

Leonardo545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register