Exposição ‘Made by… Feito por Brasileiros’ no Hospital Matarazzo é estendida até sexta-feira
Imaginem só um hospital inaugurado em 1905 sem nenhuma reforma até hoje. Ele foi fechado há duas décadas e sempre viveu cercado de mistério. Em 2003, uma pesquisora e especialista em prédios tombados descobriu tapadas de cimento e tijolo. Entrevistando ex funcionários, descobriu que o conde Matarazzo, dono do hospital e maternidade, era simpatizante de Mussolini, e teria utilizado o prédio para esconder fascistas perseguidos no Brasil. O hispital foi abandonado em 1993 depois de uma fiscalização da vigilância sanitária e, em 2011, o terreno de 27 mil metros quadrados foi comprado por 117 milhões de reais por um investidor gringo, que vai transformar o espaço no hotel mais glamouroso de São Paulo.
Para literalmente chamar a atenção da mídia para o empreendimento, o mesmo investidor desembolsou 15 milhões de reais numa exposição de arte moderna que ocupa todo o antigo hospital, reunindo cerca de cem (isso mesmo, 100!) artistas contemporâneos que ocuparam o espaço dando sua interpretação pessoal para cada parte do edifício e interagindo com os mistérios que assombram o lugar. Já passaram cerca de 80 mil pessoas e, só no sábado (que seria o penúltimo dia de exposição), o lugar recebeu 6 mil visitantes. Resultado? Estenderam, é claro, a exposição até a próxima sexta-feira. É a grande chance para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer.
Se você ainda não visitou, vale a pena. A quantidade de obras é, talvez, um exagero e o caráter “comercial” que permeia toda a exposição pode, de certa forma, descaracterizar o propósito da arte. A experiência de visitar o lugar, no entanto, é única.
Fotos por Dhyogo Oliveira.
Tudo Para Homens859 Posts
Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.
0 Comentários