Dirigimos o Renault Duster Dynamique 2.0
Viajei até Cambará do Sul – RS com o Renault Duster Dynamique 2.0. Foram mais de dois mil quilômetros de viagem a bordo desse SUV com espírito Off Road.
Em Cambará fizemos algumas trilhas para conhecer cachoeiras e cânions da região. Os diferentes tipos de terrenos (pedra, terra, barro e afins) foram úteis para testar as trações do carro e o ótimo amortecimento.
O modelo que testamos é o Dynamique 4×4 com câmbio manual (6 marchas), motor 2.0 16V Hi-Flex, freios ABS e airbags dianteiros. Além disso ele vem com um controle de tração bem fácil de ser usado (2WD, Auto e Lock).
No modo 2WD (4×2) a distribuição da força acontece nas duas rodas dianteiras. Já no modo “Auto”, a distribuição do torque é feita entre os eixos dianteiro e traseiro, de forma automática e de acordo com a aderência do pneu no solo. E por último é possível usar a função “Lock” em momentos de desespero, como quando o carro atola e/ou não consegue subir uma estrada de terra muito íngreme e cheia de pedras (o que aconteceu conosco).
É um carro bastante espaçoso e confortável. Os bancos têm ajuste de altura com alavanca, porém ainda usa a rosca para a inclinação do encosto (dá um bom trabalho fazer o banco deitar. rs). A direção hidráulica é bem leve e responde muito bem aos comandos do motorista.
O ar condicionado é super eficiente e o rádio tem um sistema bem fácil de ser usado. É possível conectar o celular ao som, por bluetooth, e realizar funções como telefonar e atender ligações, ler mensagens em viva voz e o melhor de tudo: ouvir suas músicas que estão no seu smartphone.
O porta-malas tem 475 litros em posição original e é possível rebater os bancos traseiros, criando um espaço bem maior para você levar o que quiser.
O Duster Dynamique 2.0 com tração 4×4 e câmbio manual tem o preço sugerido de R$59.990. São oferecidas 7 opções de cores: Prata Etoile, Azul Crepúsculo, Cinza Acier, Vermelho Fogo, Branco Glacier, Preto Nacré e Verde Amazônia.
Consumo: Na Cidade é de 6,7 km/l (A) e 9,9 km/l (G) e na Estrada faz cerca de 7,8 km/l (A) e 11,2 km/l (G).
É um ótimo carro para quem gosta de se aventurar, na cidade ou no universo “off road”.
FICHA TÉCNICA
Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.998 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio manual de seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral. Não oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 138 cv e 142 cv com gasolina e etanol a 5.500 rpm.
Aceleração: 0-100 km/h: 11,1 e 10,4 segundos com gasolina e etanol.
Velocidade máxima: 178 km/h e 181 km/h com gasolina e etanol.
Torque máximo: 19,7 kgfm e 20,9 kgfm com gasolina e etanol a 3.750 rpm.
Diâmetro e curso: 82,7 mm X 93,0 mm. Taxa de compressão: 11,2:1.
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson com amortecedores hidráulicos telescópicos, triângulos inferiores e molas helicoidais. Traseira independente multilink com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos verticais na versão 4X4. Não possui controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 215/65 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS.
Carroceria: SUV em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,31 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,69 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. Oferece airbag duplo frontal.
Peso: 1.353 kg.
Capacidade do porta-malas:400 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: São José dos Pinhais, Paraná.
Guilherme1781 Posts
33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.
3 Comentários
Bruno
19 de fevereiro de 2014 at 17:19Show de bola!! A Duster parece estar realmente muito boa!!
Zoraide cartao de credito bradesco
20 de abril de 2014 at 12:30Estou extremamente satisfeito para localizar este webwebsite.I queria dizer agradexo a VOCE com relacao a essa otima leitura! Eu certamente gostei de tudo um pouco e tenho o saite no favoritos para verificar coisas novas que voce publicar.
LAURO MATOS
31 de março de 2015 at 00:52FOI A LEITURA DE SUA MATÉRIA QUE TOMEI A DECISÃO ENTRE O DUSTER 4X4 COM PAJERO TR4 . MUITO INFORMATIVO, PRINCIPALMENTE PELOS ITENS DE ESPAÇO INTERNO. VALEU. LAURO.