Saiba mais sobre o Método Gambit!

Categorias: Comportamento

Dicas para manter-se focado e buscar suas realizações

Algumas pessoas são caracterizadas pelos outros por terem muitos projetos, mas poucos deles serão realmente concluídos. É comum encontrarmos pessoas com poucos projetos concluídos ou até nenhum. Isso pode ocorrer pelo simples fato de não conseguir manter-se focado em um só projeto, indo para outros sem finalizar o anterior.

Separei algumas dicas para que seja possível manter-se focado, visando suas realizações para que você tenha mais projetos concluídos do que não finalizados. Vamos então às dicas:

1) É preciso saber dizer não.

Um dos principais problemas que fazem com que um projeto deixe de ser concluído é a incapacidade de dizer não. Isso serve tanto para novos projetos quanto para outras coisas que poderiam te impedir de realizar esse projeto. Para manter-se focado então, é preciso evitar outros projetos e atividades que tirariam seu foco do que importa, que é o projeto atual a ser desenvolvido.

A habilidade de dizer não é desenvolvida ao longo do tempo e muitas pessoas têm grande dificuldade em fazê-lo. É preciso saber como dizer não para os outros projetos e tentar adiá-los, assim como é preciso saber como dizer não para algumas pessoas de nosso convívio, evitando as distrações.

2) Dê preferência para apenas um projeto.

A desculpa principal das pessoas para não concluir um projeto é a falta de tempo. Na verdade essa desculpa é falha, pois geralmente temos tempo. Nós apenas não estamos dando a devida prioridade ao projeto, deixando-o em segundo plano, gastando nosso tempo com outras atividades. Escrevi melhor sobre isso aqui.

Portanto, dar preferência para apenas um projeto é fundamental para manter-se focado nele e conseguir concluí-lo de uma forma satisfatória. Assim você não poderá mais utilizar da desculpa de falta de tempo.

3) Evite qualquer tipo de distração.

Outro problema muito comum que atrapalha no desenvolvimento de um projeto fazendo com que sua conclusão fique cada vez mais distante, são as distrações. E atualmente elas podem ser milhares. As distrações estão ao nosso redor a todo tempo e são grandes tentações. Elas atrapalham a nossa concentração e consomem partes preciosas de nosso tempo, que poderíamos estar realizando nosso projeto.

A pior parte das distrações é que elas geralmente nos trazem algum tipo de prazer, então, além de sermos tentados, nós também encontramos desculpas para adiar o projeto nos entregando a essas distrações (afinal, todo mundo precisa se divertir, né?). É preciso saber dosar isso e não extrapolar. Para concluir um projeto muitas vezes precisamos abrir mão de coisas que nos trazem prazer.

4) Trabalhe com foco nas recompensas.

Recompensar-se por um trabalho bem feito é a melhor forma de conseguir continuar trabalhando. Por isso, durante a execução de um projeto você pode estabelecer metas e recompensas para essas metas. Portanto sempre que você atingir uma meta você se recompensa e parte para a próxima meta. É importante que as recompensas sejam cada vez maiores e melhores, assim como as metas. Quanto mais difícil de realizar maior deve ser sua recompensa.

Tenha em mente também as recompensas que você irá obter ao fim do seu projeto. Elas devem estar claras para você, para que seja mais fácil focar-se em realiza-los. Quanto mais próximo você estiver dessa recompensa mais focado e motivado você estará para concluir seu projeto.

5) Evite o exagero.

Com certeza é preciso manter-se focado e trabalhar arduamente para conseguir concluir um projeto. Mas ao mesmo tempo é preciso evitar o exagero. O corpo e a mente precisam de um descanso de qualidade para que seja possível realizar as tarefas de uma forma satisfatória. É preciso saber quais são seus limites para não ter problemas na execução do seu projeto. Tenha sempre um tempo para descansar e divertir-se. O mas importante é que o tempo de diversão seja menor do que o tempo de trabalho.

É interessante estabelecer um cronograma diário com tudo que você pode realizar para concluir seu projeto o quanto antes. Não deixe de colocar nesse cronograma algumas horas de descanso e de alimentação para você conseguir manter seu ritmo. Seguir o cronograma também pode ser visto como alcançar uma meta, podendo então ser compensado no final do dia.

É preciso saber dosar seus esforços e saber quando é hora de parar e divertir-se, sem deixar que isso fuja do controle. A organização do tempo é fundamental para um bom desenvolvimento de um projeto, independente de qual seja. Busque sempre novas formas de manter-se focado e ativo em seu projeto, modificando-se a cada dia. Lembre-se os bons resultados devem sempre ser recompensados e comemorados.

Leonardo Luchetta

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Novos Posts

  • Arquitetura & Decoração
  • Entretenimento

Decoração: Ideia de camas usando pallets

Confira algumas ideias de camas usando pallets como decoração.

% dias atrás
  • Comportamento

8 Mudanças que você deve fazer para transformar sua vida

Confira algumas mudanças que você deveria fazer na sua vida para transformá-la completamente.

% dias atrás
  • Mulheres

Bonjour, Kayslee Collins! [+18]

Confira esse belo ensaio com a modelo Kayslee Collins à vontade no seu quarto.

% dias atrás
  • Comportamento

É possível esquecer uma paixão “impossível”?

Será que é possível esquecer a paixão por uma mulher que nunca poderemos ter?

% dias atrás
  • Bebida
  • Cultura

Conhaque: Conheça sua história e seus estilos

Conheça a história do Conhaque (ou Cognac) e quais são os estilos de envelhecimentos.

% dias atrás
  • Comportamento
  • Cuidado Pessoal
  • Estilo

Mulheres julgam os homens pelos calçados que usam, diz pesquisa

Segundo uma pesquisa americana, a maioria das mulheres julgam os homens pelos calçados que usam.

% dias atrás