Categorias: Comportamento

Dicas de como negociar o salário no primeiro emprego

Negociar o salário nem sempre é uma situação fácil, afinal, para muitas pessoas, conversar sobre o assunto com o chefe pode não passar uma boa impressão.

Mas existem casos em que essa conversa é necessária, principalmente se você sente que está no momento de melhorar o seu salário, para que ele seja condizente com a sua responsabilidade na empresa.

Muitas pessoas estão insatisfeitas com o salário atual, porém, nem todas fazem algo para modificar isso (assim como, muitas delas não merecem esse aumento).

Para te ajudar a negociar o seu primeiro salário, principalmente se esse for o seu primeiro emprego, separei algumas dicas fundamentais que você deve levar em consideração antes de conversar com o seu chefe.

Tenha em mente que você pode encontrar outras oportunidades.

Antes de você negociar o seu aumento, é preciso ter em mente que a melhor maneira de ter um salário melhor é conseguindo um novo emprego.

Quando se trata de primeiro emprego, isso se torna ainda mais fácil, pois nem sempre desejamos continuar trabalhado com o primeiro emprego que conseguimos.

Por isso, esteja aberto às oportunidades e não esqueça de que você não está preso a esse seu emprego atual e que será possível encontrar outro.

Isso irá fazer com que a conversa com seu chefe seja ainda mais fácil, pois você não ficará com medo de perder o emprego por isso (afinal, muitas pessoas evitam conversar sobre esse assunto pois sentem receio do feedback do chefe).

Veja se você recebe de acordo com o seu setor/responsabilidades.

Antes de pedir um aumento, veja como está o salário dos seus colegas (que fazem a mesma função ou uma função semelhante a sua). Além disso, tente descobrir como está o salário para o seu cargo em uma empresa concorrente e até mesmo para outras empresas da sua cidade ou região.

Dessa forma, você irá conseguir perceber se o seu salário está justo ou não, de acordo com a sua função na empresa. Além disso, esse conhecimento irá te dar mais embasamento para a sua conversa com o chefe.

Tenha argumentos que justifiquem esse aumento.

Uma negociação é feita de bons argumentos e, no fim das contas, você precisa demonstrar para o chefe que realmente merece esse aumento.

O merecimento está relacionado com a sua função na empresa e o quão importante você está sendo nessa função. Em alguns casos, se você acumula mais de uma função, com múltiplas responsabilidades, isso irá te dar ainda mais argumentos (afinal, sem você ele terá que contratar outra pessoa para fazer).

Tenha uma proposta melhor.

Em alguns casos, para que você realmente consiga atingir o seu objetivo, pode ser interessante ter em mãos uma proposta melhor, para um cargo semelhante em outra empresa.

Dessa forma, a empresa atual pode cobrir essa oferta (ou chegar perto dela) para que você continue trabalhando com eles. Dessa forma você demonstra que tem valor de mercado e que tem possibilidade de ir para outras empresas.

Seja empenhado no que você faz.

É sempre importante ter em mente que para a empresa, o que realmente serve é o quão essencial você é. Por isso, seja empenhado no que você faz e busque suprir outras necessidades dentro da empresa além das quais você já é responsável.

Com o tempo você passa se tonar cada vez mais insubstituível para a empresa e isso é algo que agrega muito valor para você (fazendo com que a empresa sinta a necessidade de ter alguém como você).

Dessa forma, as negociações de salário começam a ficar ainda mais fáceis para você no futuro.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo