Dica de viagem: Gramado (RS)

A cidade de Gramado, localizada na Serra Gaúcha, é um lugar paradisíaco. Conheça mais sobre o município, ideal para passeios românticos em dias frios.

Temperaturas negativas

Ao andar pelas ruas de Gramado, você pode achar tranquilamente que está passeando por uma cidade europeia. São muitos locais arborizados e floridos e, por conta da alta altitude, as temperaturas comumente estão negativas no inverno. Não é raro nevar na cidade, até mesmo durante o dia.

Cidade para o ano todo

Porém, engana-se o turista que acha que Gramado só pode ser visitada nos dias frios. O outono é uma estação especialmente romântica, com temperaturas amenas; o inverno é perfeito para bebericar um vinho em frente à lareira; na primavera, a cidade se exibe com a alegria das flores e, no verão, o município gaúcho recebe o Natal Luz. É uma cidade mágica.

Alguns atrativos gramadenses

Somente passear pelas ruas de Gramado é presenciar um espetáculo. A cidade possui duas praças, a Major Nicoletti e a das Etnias. Na primeira, é possível ver a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais. Na segunda, há exposição de alimentos típicos produzidos no interior da cidade.

Se você aprecia museus, há vários: o Super Carros, o Museu Gramado (de minerais e pedras preciosas), o Medieval (com brasões e cutelarias) e o do Perfume. Outras opções são o Hollywood Dream Cars (de carros antigos), o Espaço Cultural Museu do Trem, o Harley Motor Show (de motocicletas) e o Dream Land (museu de cera).

É claro que o pórtico de Gramado é uma atração à parte. É praticamente impossível para um turista entrar na cidade e não parar seu carro para fazer fotografias. Este pórtico que estamos falando está localizado bem na entrada, no sentido de quem vem de Nova Petrópolis. Quem entra na cidade via Taquara também encontra um pórtico, esse em homenagem à colonização alemã.

Parques de Gramado

São vários, mas vários mesmo, os parques localizados em Gramado. O turista pode passar vários dias na cidade e não conseguirá aproveitar bem todos. Para podermos citar outras atrações, citaremos apenas alguns deles.

O Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas. Lá é possível praticar diversos esportes na neve, mas, já ao ingressar, o turista se depara com um vilarejo alpino ao sopé de uma montanha de neve. São trinta atividades, para pessoas de todas as idades, incluindo também lojas e praça de alimentação.

O Mini Mundo é outra atração fantástica de Gramado, local visitado por pessoas do país todo, incluindo artistas e famosos. É semelhante ao LegoLand, da Dinamarca, pois retrata um mundo em miniatura. É possível ver réplicas de castelos, ferrovias, moinhos, igrejas, escolas, etc., tudo com uma perfeição de detalhes incrível.

O Lago Negro também é destaque em Gramado. Ladeado por árvores importadas da Alemanha, possui águas verde-escuras e profundas. O visitante pode fazer passeios a pé por um caminho florido e até mesmo em pedalinhos.

Atrações especiais

Se você aprecia vinhos, deve conhecer a Vinícola Ravanello, pois ela está equipada com muita qualidade e tecnologias avançadas. Há um espaço gourmet com capacidade para sessenta pessoas.

A Rua Coberta é bastante famosa em Gramado. Ela é palco de eventos e apresentações importantes, sendo excelente alternativa de compras e gastronomia, especialmente nos dias chuvosos.

O Palácio dos Festivais – Cine Embaixador – exibe os filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado, evento muito importante da cidade. Quando o festival acontece, o local recebe muitos artistas para a exibição de curtas, médias e longas metragens.

A cidade também é conhecida pelos bons chocolates. Portanto, reserve um bom tempo de sua estadia na serra gaúcha para degustar e adquirir bombons para você e para toda a família. É irresistível!

Gramado para todos

São vários os roteiros temáticos de Gramado. Independente da situação, com certeza você encontrará um roteiro ideal. Se viajou de ônibus ou avião, pode conhecer a cidade a pé. A rota do chocolate já foi recomendada, mas temos também o turismo religioso, atrações pra crianças e para a melhor idade.

Também é possível participar de um roteiro onde se conhecem as tradições gaúchas, ou focar em programações de saúde e bem-estar. Gramado também contém um roteiro focado no agroturismo e (o melhor, para alguns) a rota das cervejarias.

O que comer

Gramado é uma cidade repleta de opções gastronômicas. É possível comer sopas, fondue, churrasco, café colonial, galeto, grelhado, pizza, lanches e muitas alternativas internacionais: cozinha oriental, italiana, alemã, etc. Você também encontra comida campeira e caseira.

Onde ficar

Para se hospedar em Gramado, existem hotéis, pousadas, motéis, hostels e até campings. São diversas opções, de vários preços. Se preferir, você pode se hospedar em Nova Petrópolis, cidade mais próxima, onde o valor provavelmente é menor, mas recomendamos ficar em Gramado para aproveitar todos os eventos disponíveis.

Temperaturas de 2016

Se você pretende viajar para Gramado entre julho e setembro, prepare-se! As temperaturas das últimas semanas foram bem baixas, com neve na primeira dezena de junho. No outono e primavera, o clima é ameno, em torno de vinte graus. E mesmo se for curtir Gramado no verão, não se esqueça do casaco. De noite, pode esfriar.

Natal Luz

O Festival de Cinema de Gramado é um grande evento da cidade, assim como o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, mas o Natal Luz talvez seja o destaque principal.

O próximo evento acontecerá entre 28 de outubro de 2016 a 15 de janeiro de 2017, ao longo de toda a cidade. No último, foram 500 apresentações, como shows, desfiles, concertos, paradas e teatro.

O evento é tão importante para Gramado que atrai dois milhões de turistas todos os anos. Todas as atrações são planejadas meses antes, para que haja ensaios e se consiga decorar ruas e lojas com muito capricho. A cidade, que já é mágica, fica mais ainda.

Cidades da Serra Gaúcha

Gramado é a principal cidade da Serra Gaúcha, mas, ao programar suas férias para conhecer o local, aproveite também para conhecer Canela, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, entre outras. Você vai se surpreender com as belezas da região.


Tudo Para Homens624 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register