Como escolher um Coach?

coaching-carreira

É famosa a frase de Eric Schmidt, ex-CEO do Google, “Everyone needs a Coach” (“Todo mundo precisa de um Coach”), mas pouca gente realmente busca compreender o impacto que um processo estruturado de Coaching pode ter. Segundo José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, o Coaching é um processo que visa aumentar o desempenho de um indivíduo, grupo ou empresa, ampliando os resultados positivos, através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (Coach) em uma parceria sinérgica e dinâmica com o cliente (Coachee). “Em outras palavras, o Coaching é sobre sair de um ponto inicial, o estado atual, e chegar a outro ponto, o estado desejado”, afirma o Master Coach.

Na prática, o processo de Coaching reside em um acordo tácito entre o Coach e o Coachee em busca de um objetivo específico. Normalmente, esse acordo é selado logo na primeira sessão, que consiste na apresentação de alguns questionamentos-chave por parte do Coach para que o Coachee reconheça o seu estado atual e também o seu objetivo principal. Dependendo da evolução dessa dinâmica, o processo de Coaching leva de 8 a 12 sessões, em encontros semanais ou quinzenais.

Ao longo das sessões, com o auxílio de inúmeras ferramentas de desenvolvimento humano e técnicas fortemente baseadas na neurociência, gestão de pessoas e psicologia, o Coach inevitavelmente guiará o Coachee por ao menos cinco etapas básicas do processo de Coaching: Autoconhecimento; Estabelecimento de objetivos claros; Reconhecimento dos seus pontos fortes e pontos de melhoria; Alinhamento entre as esferas pessoal e profissional; e Percepção de que o Coaching é Evolução Contínua.

coaching-crescimento

Como escolher o Coach mais adequado

Com o amplo crescimento da atividade de Coaching no ambiente de negócios brasileiro, é cada vez mais comum encontrar Coaches que se especializam em determinado nicho de atuação. Há Coaches focados na adoção de hábitos de vida mais saudáveis, emagrecimento, planejamento de carreira, desenvolvimento de competências de liderança, e até mesmo profissionais que atendem prioritariamente quem quer ser aprovado no vestibular para o curso de Medicina.

Ainda assim, é essencial pontuar que o processo de Coaching segue linhas rígidas em termos de conhecimentos metodológicos e científicos. Por isso, antes de começar um processo de Coaching, é fundamental checar as credenciais do Coach que vai prestar o atendimento. O cruzamento de dados entre a instituição onde este profissional se formou e sua experiência junto a outros Coachees costuma ser uma fórmula segura para esta checagem. Eis alguns aspectos a serem levados em conta na hora de escolher o seu Coach:

1. Pesquise sobre a instituição em que o Coach se formou.

Ela é reconhecida nacional e internacionalmente?

2. Busque por boas referências a respeito do trabalho deste Coach.

O LinkedIn e seus outros Coachees são bons aliados.

3. Verifique as especialidades do Coach.

Há Coaches cada vez mais especializados e acostumados com certos segmentos: transição de carreira, saúde, finanças, empreendedorismo etc.

4. Faça uma sessão-teste.

Nesse segmento, é comum que a primeira sessão seja gratuita, em caráter de teste. Veja se você gosta da abordagem do Coach e se há empatia mútua.

5. Pergunte sobre os métodos e experiências.

Além de pesquisar previamente, pergunte diretamente para o Coach sobre como ele costuma trabalhar e também sobre suas experiência.

Tudo Para Homens858 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register