Como cuidar perfeitamente da barba

Como cuidar da sua barba

A barba sempre representou masculinidade. Ultimamente, virou moda entre os jovens que optam por diversos formatos e tamanhos. A febre tem sido tão grande que revitalizou um tipo de comércio que era considerado obsoleto: as barbearias.

Mas para entrar nessa onda é preciso muito mais do que deixar crescer pelos na sua cara. Barba mal feita passa a imagem de uma pessoa desleixada. É necessário cuidar da sua barba para que ela fique bonita e deixe sua pele saudável.

Deixar crescer

homem-com-barba

Mesmo que você queira uma barba grande, não é tão simples assim. Se você simplesmente deixar crescer, os pelos ficarão irregulares e será mais difícil deixar a sua barba bonita.

Lembre-se: você tem que cuidar da sua barba.

Para começar a ter uma barba bonita, você deve raspar a barba com frequência até perceber que os pelos estão crescendo de forma uniforme. Isso pode levar algumas semanas. Mas, dessa forma, a barba ficará sem falhas, com uma melhor cobertura do rosto.

Todo mundo pode?

Infelizmente o fator genético não ajuda e para algumas pessoas é mais difícil ter barba grande. Em alguns casos a barba sempre fica rala e não chega a dar cobertura total. Raspar com frequência ajuda no crescimento.

Comenta-se, inclusive, que raspar a barba no sentido contrário do crescimento do pelo ajuda a ter uma barba mais grossa e farta. Mas mesmo assim, talvez você não consiga sozinho. Nesse caso você precisa da ajuda de um dermatologista para cuidar da sua barba. Existem alguns produtos que estimulam o crescimento e podem ajudar no crescimento da barba.

Formatos

Para cuidar da sua barba, você deve escolher uma modelagem. Sim, para ser bonita, a barba deve ser modelada. O tipo da barba precisa combinar com o formato do seu rosto.

Para os rostos arrendados, é mais aconselhado que a barba se concentre mais na região do queixo, como o cavanhaque, por exemplo. Os rostos mais triangulares ficam melhores com barbas mais cheias nas laterais, deixando-os mais proporcionais.

Barbearias

Modelar a barba sozinho pode ser bem difícil, mas as barbearias podem te ajudar. Este lugar esteve fora de moda por muito tempo, mas agora está fazendo grande sucesso. Com profissionais treinados, este lugar pode ser perfeito para cuidar da sua barba e ajudar você a definir o estilo de barba que quer ter.

homem-na-barbearia

As barbearias são bem modernas e descoladas. Na maioria delas, você pode tomar uma boa cerveja e até jogar uma partida de sinuca com seus amigos. Algumas até oferecem serviço de “dia do noivo”, onde tanto o próprio noivo quanto os padrinhos e amigos podem passar o dia se preparando para o casamento.

Crescer à vontade, não!

A barba precisa ser aparada com frequência. Mesmo que você queira uma barba bem grande, o bom é que você vá aparando a cada 4 ou 5 dias. Isso vai deixar o comprimento de todos os pelos iguais e proporciona o crescimento uniforme da barba.

Tome bastante cuidado com o comprimento dos bigodes. Não deixe que eles cheguem até sua boca. Além de ser totalmente anti-higiênico, pode ser bem nojento para quem olha.

Pode ser um pouco caro ir toda semana à barbearia. Para economizar, você pode comprar um aparador elétrico e cuidar da sua barba sozinho em casa. O custo do aparelho não é alto e o manuseio dele é bem simples.

Você pode fazer a modelagem na barbearia e deixar o formato mais profissional. Depois disso, vá fazendo a manutenção em casa mesmo.

Mantenha a barba limpa

A barba acumula muita sujeira e só o uso do sabonete comum não vai ser suficiente para deixa-la bem limpa. Além de ficar com aparência feia, a barba suja pode causar mau cheiro e até alergias na pele do rosto. Tenha muito cuidado também nas refeições. Barbas maiores podem ter contato com a comida e acumular ainda mais resíduos.

Utilize produtos específicos para cuidar da sua barba. Os xampús exclusivos para barba são mais eficientes e protegem a sua pele. Caso não tenha, utilize sabonetes neutros mesmo e capriche na limpeza.

Investindo um pouco mais

Cuidar da higiene é fundamental, por favor, não abra mão disso. Mas, você pode deixar a barba ainda mais bonita e saudável. O mercado está repleto de produtos para cuidar da sua barba. Claro que você não deve exagerar nos cosméticos, mas por que não tentar algo a mais?

Os pelos da barba são mais grossos e ásperos. E é por isso que a maioria das mulheres reclama que a barba arranha. Mas você pode utilizar condicionadores e hidratantes específicos para barba. Eles vão deixar os pelos mais macios e o toque muito mais agradável.

Outra boa opção é o óleo para barba. Este produto é pouco conhecido, mas vai deixar a sua barba mais brilhante e muito cheirosa. Também vai ajudar a deixar os pelos mais ordenados. Outra vantagem é que o uso do óleo ajuda a prevenir micoses e alivia coceiras.

Uma dica bem interessante é pentear a barba, principalmente as compridas. Isso ajuda a cuidar da sua barba, pois tira impurezas ou fragmentos de comida que tenham ficado. Para isso, utilize um pente menor, específico para barbas.

Barba

Seu estilo

O mais importante de tudo é que você goste do vê no espelho. Com relação aos cuidados com a higiene, você não pode abrir mão deles. Porém, com relação ao resto, escolha o que mais lhe agrada.

Mesmo que o estilo que você escolheu possa parecer meio esdrúxulo, o que importa é cuidar da sua barba. Não ligue se os outros não pensam assim. O importante é se cuidar.

clique e confira!


Tudo Para Homens771 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register