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Como aumentar a imunidade

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Quando falamos sobre aumento da imunidade a primeira coisa que tem que vir na sua cabeça é como se a sua saúde fosse uma gangorra, de um lado tudo o que fazemos, vivemos e comemos de bom, e, do outro lado, tudo que fazemos, vivemos e comemos de ruim.

Não é algo simples quando abordamos o assunto, vira e mexe surgem sucos milagrosos, ou um vitamina que por si só fará uma grande diferença na sua vida… Tudo balela!

É lógico que fazer algo que coloque esta gangorra mais no lado da “Imunidade boa” é melhor do que nada, é a famosa frase – “O feito é melhor que o perfeito”.

Mas entenda, se você quer um corpo que trabalhe ao seu favor, lhe proteja e te dê condições de envelhecer com saúde, você terá que investir nele. Nada diferente de investir na sua empresa, família e filhos. O corpo é seu e tudo o que você faz, vive e come, irá influenciar de forma direta ou até indireta para o lado bom ou ruim.

Não posso falar sobre coisas que melhoram a imunidade sem abordar as que pioram.

Basicamente a primeira função de quem procura uma excelente Imunidade é parar de fazer o que for descrito aqui, ou no mínimo reduzir… Relaxe, muitas coisas aqui abordadas você não conseguirá mudar da noite paras o dia, por isso deixo aqui a regra do 1%: melhorar 1% por dia.

Não deixarei em uma ordem de importância, mas saiba que algumas dessas coisas influenciam mais do que outras na sua imunidade:

• Pensamentos negativos.
• Comida processada, industrializada, embutidos, fast food, gorduras trans (Óleos de canola, girassol, algodão…), margarina, açúcar refinado e, em algumas pessoas, glúten, leite e derivados.
• Intestino: Alimentos que o prejudicam como glúten, leite e derivados e açúcar refinado.
• Desidratação.
• Insônia, desnutrição, tabagismo, estresse constante, sedentarismos e excesso de bebidas alcóolicas.

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Agora vamos abordar o que melhora a nossa imunidade:

• Pensamentos positivos, aumentam a produção de anticorpos.
• Comida de verdade: verduras, legumes, de preferência in natura ou preparados no vapor, água e sal… Ovos, carnes, fritar com banha de porco, manteiga, óleo de coco, cozinhar e temperar com azeite de oliva, lançar mão de cebola, alho, vinagre de maça, cúrcuma, pimenta, abacate, maça, morango, limão. Preferência aos orgânicos.
• Se necessário suplemente. Procure um bom profissional para fazer o cálculo da sua necessidade, a maioria dos suplementos do Brasil trabalham com subdose.
• Cuidar do intestino: Alimentos fermentados, Kefir, Kombucha, alimentos ricos em fibras, como aveia, linhaça, abacate, coco, usar o próprio yogurte natural. Se necessário fazer um restauração intestinal. Procure um bom profissional capacitado para isso.
• Se hidratar: Nada deste papo de dois litros de água. A quantidade de água é individual varia de peso para peso, é em torno de 30-50 ml/kg/dia. Ou seja, se peso 80 kg devo beber em torno de 2400-4000 ml de água por dia. Quem manda nesta quantidade é basicamente a cor da minha urina e as vezes que urino, quanto mais forte a cor o cheiro ou menor a frequência que irei urinar mais água devo beber.
• Sono de qualidade: Dormimos 20% a menos do tempo que os nossos avós dormiam. O sono é de suma importância quando falamos de qualidade de vida. Não o negligencie que você irá cair do cavalo. Durma, é o melhor remédio e mais barato que recomendo aos meus pacientes.
• Se exercite: Seja uma caminhada, pilates, musculação, o que lhe faz bem e o que vocês gosta. O aumento da temperatura corporal durante a atividade física lhe ajuda a combater prováveis agentes infecciosos no seu corpo, aumentando a produção de anticorpos. Fora os outros benefícios, é claro.
• Parar o tabagismo, fazer técnicas de relaxamento, dar uma parada na “biritagem” de todo final de semana.

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É isso meus queridos, como disse não é algo fácil, não é uma única mudança, mas lhe garanto que quando falamos de qualidade de vida, estamos falando de algo que valha a pena mudar. Vamos que vamos.

Colaboração: Moizes B, farmacêutico e graduando de medicina pela Universidade Iguaçu.


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