Ciúme não leva a nada

ciume

Dizem que sem ciúmes não há grande afeição, ou seja, que quando realmente gostamos de alguém, sentir ciúmes é algo inevitável. Será mesmo que, obrigatoriamente, sentimentos nobres, como o amor, devem ter, como consequência, estados de irritação, raiva, dor e descontrole emocional? Lógico que não. Sentimentos bons, não causam sensações ruins. Logo, se deduz que o ciúme não guarda nenhuma relação direta com o amor ou o gostar. Ele nasce da falta de confiança em si ou no outro.  – Pedro Ivo Genú

Essa excelente citação sintetiza basicamente tudo o que penso sobre o sentimento de ciúme. Muita gente acredita que este sentimento possa ser benéfico ou até essencial em um relacionamento, se for na medida certa, mas eu discordo. Vou explicar os motivos:

O que é sentir ciúme?

Segundo o Dicionário Michaelis:

ci.ú.me 
1 Inquietação mental causada por suspeita ou receio de rivalidade no amor ou em outra aspiração. 2 Vigilância ansiosa ou suspeitosa nascida dessa inquietação. 3 Ressentimento invejoso contra um rival ou suposto rival mais eficiente ou mais bem-sucedido, ou contra o possessor de uma vantagem material ou intelectual cobiçada.

Simplificando, no caso de relacionamentos – que é o que nos interessa aqui –  é sentir-me mal, inquieto e ansioso por temer que sua parceira te traia ou te troque por outro. É o sentimento de insegurança em relação à sua namorada, noiva ou esposa.

Causas

Até a própria definição do dicionário informa como causas a suspeita ou receio de rivalidade. Ou seja, medo que sua namorada seja infiel. E esse medo é causado pelo quê? Falta de confiança. Isso mesmo, falta de confiança seja na parceira ou em si mesmo.

Se você não confia na parceira, não vejo motivos para estar com ela. Não há como existir um relacionamento bem sucedido sem confiança mútua. A partir do momento que você não confia na pessoa com quem se relaciona começa a ficar paranoico,  pesquisar a vida dela,  tentar controlá-la, ficar ligando o dia todo, conferir suas contas nas redes sociais, verificar seu celular, etc. Vai se tornar cada vez mais inseguro e controlador. Irá sufocá-la e aí sim, será mais provável que você seja traído, trocado ou simplesmente deixado.

No entanto, geralmente o problema está na confiança em si mesmo, ou seja, na autoconfiança. Por quê? Porque quando você não tem amor próprio, não gosta de si mesmo, acredita – mesmo que subconscientemente – que ninguém gostará. Isso causa a insegurança e o medo de ser traído, pois para você, todo homem que se aproximar da sua namorada, conversar com ela, ou até curtir uma foto, é uma ameaça, já que você não é bom o suficiente para manter sua namorada interessada apenas em você.

Então, o homem de verdade, autoconfiante, sabe que é melhor que os outros e, por isso, ninguém te ameaça, já que sua namorada não trocaria. E se ela trocar ou trair, quem sai perdendo é ela. Fora que você não pode evitar esses atos, então pra que se preocupar?

Ciúme x Respeito

Existe uma grande diferença entre não ser ciumento e exigir respeito. Por exemplo, não há porque se incomodar se sua namorada recebe curtidas em fotos ou cantadas de desconhecidos. Se você namora uma mulher bonita, isso é natural.

Um homem de verdade não vê problemas em sua namorada ter amigos (de ambos os sexos), ir à cinemas, restaurantes, happy hours, desde que o respeite.

O problema está no fato de ela não te respeitar. Claro que esse conceito varia de acordo com as pessoas, mas para mim, postar de lingerie ou da bunda (caso não seja o trabalho dela), por exemplo, não é coisa de namorada que respeita o homem.

Ciúme x Frieza

Muitos dizem que se o homem não demonstrar ciúme, a mulher não vai se sentir amada. Essa frase não poderia estar mais errada. O ciúme não é uma demonstração de amor, mas de insegurança. E se você está inseguro, quem é o prêmio e tem o poder é ela. E não vamos esquecer o fato de que mulher odeiam homens inseguros.

Já notou que diversas namoradas tentam provocar ciúme propositalmente no parceiro? E quando funciona, ela se sente ótima, feliz, poderosa – e afinal, ela está no poder. Se isso funcionar, ela vai repetir a atitude toda vez que quiser atenção.

Existem diversos meios de demonstrar sentimento pela parceira como tratá-la bem, ser carinhoso quando estão juntos, preparar programas especiais, etc. Tudo dentro de um determinado limite e se ela estiver merecendo. Há anos que não sinto ciúme por namoradas e garanto que todas sabiam o quanto significavam para mim.


Alexandre Chollet114 Posts

Blogueiro, escritor, e consultor comportamental. Escreve sobre relacionamentos e comportamento humano e dá treinamentos para pessoas que desejam melhorar sua vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou de relacionamentos.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register