As vantagens e as desvantagens de trabalhar em casa

Trabalhando em casa

O home office pode parecer uma ótima opção para algumas pessoas, sendo até um sonho para muitas delas. A verdade é que o trabalhar em casa pode ser até mais difícil do que o trabalho convencional, tendo em vista que muitas vezes a exigência de produção pode ser muito maior.

Esta modalidade de trabalho pode ser feita por trabalhadores independentes ou por colaboradores de empresas que já aderiram a esta modalidade, o que está cada vez mais comum.

Tentando desmistificar alguns mitos referentes aos home office, separamos 5 vantagens e 5 desvantagens de trabalhar em casa.

Vamos começar pelas vantagens:

1) Estabelecer os próprios horários.

Este pode ser um dos principais motivos para as pessoas desejarem trabalhar em casa. O home office permite que você trabalhe a hora que quiser e quando quiser. Geralmente a remuneração é feita a partir da produção e não da quantidade de horas trabalhadas, ou seja, você precisa produzir tanto por mês para receber, independente da quantidade de horas que você trabalhou.

2) Sem trânsito.

Muitas empresas em grandes cidades estão aderindo o home office devido a dificuldade dos seus colaboradores de chegarem até a empresa. Desta forma o colaborador não precisa ter que ir até a empresa para trabalhar, podendo realizar o mesmo trabalho que faria na empresa, em sua própria casa.

Isto evita os atrasos por parte do colaborador ao mesmo tempo que evita que ele se estresse no trânsito tento uma melhora na qualidade de vida do mesmo.

3) Economia financeira.

Por não ter que se deslocar até o local de trabalho você acaba não precisando gastar com combustível/passagem, economizando também nas despesas referentes à alimentação, não precisando almoçar fora todos os dias. Principalmente se estas despesas não forem inclusas no contrato com a empresa, tendo você que arcar com elas (normalmente nos contratos PJ).

4) Conforto e comodidade.

Algumas pessoas podem achar muito mais confortante trabalharem dentro da própria casa, pois assim encontram maneiras de ficar mais confortáveis para realizar o seu trabalho. Sem contar que você pode ficar mais próximo da sua família, sem colegas de trabalho ou chefe fiscalizando sua produção.

5) Qualidade de vida.

Trabalhando em casa você pode conseguir obter maior qualidade de vida, tendo em vista que sobra mais tempo para você realizar algumas atividades de lazer, praticar esportes, passar mais tempo com familiar, alimentar-se melhor e assim por diante, que talvez não seja possível realizar quando você precisa estar todos os dias na empresa.

Mas a vida não é feita somente de vantagens, por isto vamos pensar nas desvantagens:

1) Queda na produção

Trabalhar em casa requer muita disciplina e força de vontade para realizar o trabalho, não deixando se abalar pelas distrações. É preciso também ser rígido com os horários para não perder os prazos e ter queda na produção. Algumas pessoas podem não se adequar ao home office, fazendo com que tenham queda na produção, prejudicando seu próprio rendimento. O que pode ser ruim para a empresa, se for uma pessoa contratada para trabalhar em casa.

homem-crianca2) Misturar trabalho e lazer.

Trabalhando em casa pode ficar um pouco complicado dividir as horas de lazer e as horas de trabalho. Desta forma, pode ficar difícil para a pessoa não deixar de misturar os temas relacionados ao trabalho e aos outros temas, tentando resolvê-los nos mesmos momentos. Isto pode fazer com que você esteja sempre trabalhando, pois estará cuidando de aspectos do trabalho mesmo quando não for hora de trabalhar.

3) Trabalho excessivo.

Por não ter horário fixo, isto pode fazer com que algumas pessoas não saibam a hora de parar de trabalhar, principalmente com trabalhos onde é avaliado somente a quantidade de produção. É possível que a pessoa associe a própria casa com o trabalhar, desta forma ela se percebe sempre trabalhando e nunca descansando, desenvolvendo sérios problemas ao longo do tempo (e até possíveis psicopatologias). Esta é uma questão que precisa ser muito bem trabalhada e pesquisada quando pensamos em home office.

4) Trabalhar muito pouco.

Assim como a pessoa pode acabar trabalhando muito, ela pode também trabalhar pouco, não conseguindo realizar as metas estabelecidas no mês, deixando-se levar pelas distrações do ambiente da casa e/ou familiar. O trabalho pode passar a ser menos importante do que os outros aspectos da vida da pessoa, que separa poucos momentos para que estes sejam realizados, tendo menores rendimentos.

5) O isolamento social

Este é outro tema que precisa ser muito bem pensando e pesquisado referente ao home office. Algumas pessoas tem mais convívio com os colegas de trabalho do que com amigos ou familiares, desta forma, a privação deste convívio pode ter consequências muito negativas. Atualmente existem estudos que relacionam o home office com a depressão, devido principalmente à falta de contato social.

Existem outras inúmera vantagens e desvantagens referentes ao trabalho em casa. Caso você esteja pensando em entrar para esta modalidade de trabalho, é preciso pesquisar a fundo sobre o tema e perceber as consequências negativas e positivas que isto ocasionará em sua vida, tentando entender se o seu perfil se encaixa para este tipo de trabalho. É importante também pensar que somente tentando você terá certeza se consegue se adaptar ou não a esta modalidade.

Trabalhando em casa

Você já trabalhou ou trabalha em casa? Conte a sua experiência!


Leonardo Luchetta547 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register