As consequências negativas das brigas constantes no relacionamento
As brigas em uma relação podem servir para estreitar os laços e fazer com que ela fique mais forte ou pode fazer com que ela termine.
Em alguns casos, as brigas podem trazer consequências positivas para o relacionamento, mas, há momentos em que as brigas trazem apenas consequências negativas.
Quando as brigas são constantes, por motivos de ciúmes e por pré-julgamentos da parceira, isso pode acabar trazendo alguns problemas para a relação. Confira algumas consequências:
Dificuldade para conversar
Quando as brigas ocorrem com muito frequência, a qualidade da conversa na relação diminui significativamente, afinal, as conversas saudáveis acabam sendo substituídas por brigas. Principalmente quando as brigas são por motivos não tão importantes que poderiam ter sido resolvidas com uma conversa.
Com o tempo o casal passa a ter dificuldades para dialogar, brigando muito mais do que conversando. Isso faz diminuir a qualidade do relacionamento.
Insatisfação com o relacionamento
As brigas acabam fazendo com que, tanto você como a sua parceira, acabem se sentindo insatisfeitos com o relacionamento. Esse sentimento de insatisfação traz o desprazer e a falta de vontade de ficarem juntos, o que, consequentemente, faz com que as brigas aumentem, afinal, quem está insatisfeito com o relacionamento dificilmente irá fazer algo para modificá-lo e melhorá-lo.
Mentiras e omissões
As brigas acabam fazendo com que ocorram cada vez mais mentiras e omissões no relacionamento.
Quando as brigas são por motivos fúteis, a parceira acaba sem saber o que irá trazer brigas ou não para a relação. Dessa forma, ela pode começar a omitir alguns fatos e até mentir, para prevenir brigas futuras.
O problema é que isso pode ocorrer com muita frequência, trazendo o sentimento de culpa. Caso essas mentiras e omissões forem descobertas, isso irá acarretar em mais brigas e mais problemas na relação.
Falta de compreensão
Quando as brigas se tornam recorrentes, isso faz com que faltem compreensão e empatia no relacionamento. Ou seja, um para de entender (o tentar entender) o outro, fazendo com que cada um pense somente em si e deixe de pensar no outro, não mais se colocando no lugar do outro.
Término da relação
A consequência de tudo isso, em longo prazo, é o término da relação. Podemos afirmar que as brigas no relacionamento geram apenas mais brigas, fazendo com que o relacionamento se torne insustentável.
Por esse motivo, se as brigas estiverem muito constantes na relação, é preciso procurar meios para que elas sejam diminuídas. Tenha em mente que até certo ponto, algumas brigas podem ser positivas, mas quando são constantes e, principalmente, por motivos fúteis, elas podem levar ao término do relacionamento.
Não deixem que as brigas sejam algo comum no seu relacionamento, elas precisam ser exceções.
Leonardo545 Posts
É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.
0 Comentários