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Aprenda a melhorar a qualidade do seu sono

Melhorar a qualidade do seu sono significa ter mais qualidade de vida. A insônia, entre outras dificuldades no momento de dormir, podem causar graves problemas a saúde e dificultar a realização de tarefas no seu dia a dia. Desse modo, conseguir melhorar significativamente a qualidade e o tempo de sono é fundamental.

Portanto, separei algumas dicas para fazer com que o dormir torne-se algo prazeroso para você, amenizando alguns problemas decorrentes desse ato. Confira as dicas:

Tenha horários fixos.

Ter horários fixos significa ter uma hora certa para deitar e um horário certo para levantar. Assim você acostuma seu organismo com esse horário e, com o tempo, isso torna-se um habito, diminuindo as chances de você ter dificuldade para pegar no sono ou manter o sono.

É claro que isso não significa que você não pode variar, nem dormir um pouco mais tarde e acordar também mais tarde no fim de semana, mas o importante é que não seja tão tarde assim, pois isso pode desregular o seu sono e ficar mais difícil para voltar a se acostumar. Dependendo de sua dificuldade para dormir, é interessante tentar seguir os horários estabelecidos.

Evite os aparelhos eletrônicos.

A cama deve tornar-se o local onde você apenas deita para dormir. Ou seja, à noite, ao deitar para dormir, evite levar o celular, tablet ou ligar a televisão. Desligue todos os aparelhos e deite para dormir no horário pré-estabelecido. Pois todas essas mídias podem fazer com que você perca o sono, afinal, elas despertam o seu interesse e te mantém acordado.

Quanto mais distrações você tiver na cama, mais dificuldades você terá para pegar no sono.

Deixar o local adequado para uma noite tranquila.

Para pegar no sono mais facilmente e, principalmente, conseguir manter o sono é preciso que você esteja dormindo em um local adequado, ou seja, um local com baixa luminosidade e principalmente um local sem barulhos que possam ter acordar no decorrer da noite. Em alguns casos pode ser interessante utilizar de alguns acessórios para dormir, como por exemplo uma mascara para dormir ou um protetor auricular, dependendo de como for o seu sono.

O importante é garantir que você consiga dormir por um longo período de tempo para acordar descansado.

Pratique exercícios.

Gastar energia é muito importante para conseguir dormir adequadamente. E a melhor forma de gastar essa energia é através de exercícios físicos. Tente praticar algum tipo de exercício para cansar o seu corpo e conseguir ter mais horas de sono com qualidade.

É importante atentar ao horário em que você irá praticar esses exercícios, pois alguns horários noturnos podem fazer com que você tenha mais dificuldade para dormir. Tente encontrar o horário certo para o seu exercício para que ele apenas te ajude a dormir melhor e não atrapalhar.

Encontre a quantidade de sono certa para você.

Algumas pessoas precisam de muitas horas de sono, enquanto outras dormem pouco e acordam bem. Por isso, é fundamental que você descubra qual é a quantidade certa de horas de sono que você precisa, pois isso evita que você acorde ainda mais cansado do que quando você estava quando foi dormir.

Para isso é interessante fazer alguns testes, controlando a quantidade de horas que você dorme e como você se sente ao acordar. Faça esse teste por algum tempo, dormindo mais horas e depois menos, e perceba como é o acordar nesses horários. No geral, as pessoas precisam dormir de 6 a 12 horas para terem uma boa noite te sono.

Leonardo Luchetta

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

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