Categorias: Comportamento

Aprenda a diminuir as suas expectativas

Muitas vezes nós criamos grandes expectativas sobre as coisas e quando elas não ocorrem da forma como estávamos esperando, ficamos profundamente frustrados.

Essa frustração geralmente ocorre, pois a expectativa que criamos não condiz, muitas vezes, com a realidade. Ou seja, se não tivéssemos criado tamanha expectativa, não teríamos nos frustrado tanto.

Por isso é interessante conhecer algumas maneiras de diminuir as suas expectativas, independe do motivo pelo qual você esteja as criando.

Confira algumas formas de fazer isso:

Tente compreender a realidade do fato.

A primeira coisa que devemos ter em mente é que as nossas expectativas geralmente são criadas por não estarmos pensando racionalmente sobre o fato.

Nós começamos a pensar, criar ilusões e imaginar coisas que dificilmente iriam acontecer, mas, mesmo assim, nós acabamos acreditando que esses pensamentos irão se tornar realidade.

Quando você desejar algo, é preciso focar na realidade e na probabilidade disso realmente acontecer.

Se for praticamente impossível de acontecer, é possível que não aconteça. Pensar assim já é uma forma de diminuir essas expectativas.

Evite imaginar muito a respeito.

Digamos que vá ocorrer algo que você deseja muito que aconteça. Isso é algo positivo. Porém, você pode começar a imaginar e desejar que esse algo ocorra de determinada maneira. Ou seja, você está criando as expectativas de que tudo aconteça da forma como você deseja.

Ao fazer isso, você limita as possibilidades e faz com que tudo o que ocorra de forma diferente do imaginado vire algo ruim, quando na verdade não é.

É preciso parar de imaginar como as coisas deveriam acontecer para ficar aberto às novas experiências e aceitar as coisas como realmente são. Dessa forma, você acaba se surpreendendo e sentindo prazer no que ocorrer, mesmo que não seja da forma como você imaginou.

Uma forma de diminuir as suas expectativas é estar aberto para todas as possibilidades.

Quanto mais você pensa, mais expectativas você cria.

Como já foi dito, nós criamos as expectativas, pois passamos a imaginar como as coisas deveriam ser e como elas deveriam ocorrer.

Quanto mais você pensa, mais expectativas você cria e mais você limita as possibilidades.

Dessa forma, é preciso tentar modificar o foco do seu pensamento sempre que você estiver pensando sobre o acontecimento. Isso faz com que a expectativa seja diminuída.

Portanto, você pode pensar que irá ficar feliz quando determinada coisa acontecer, mas deve mudar o foco do pensamento, para não criar situações de como essas coisas irão acontecer.

Limitando esse pensamento, você limita as suas expectativas.

Tenha em mente que as expectativas são suas.

Nós temos que pensar que as expectativas são criadas por nós mesmos e nós temos a capacidade de elevar ou diminuir essas expectativas.

Geralmente, quando estamos com as expectativas mais baixas sobre algo, é quando nos surpreendemos e ficamos contentes com os acontecimentos. E, consequentemente, quando estamos com as expectativas muito elevadas, é quando nos frustramos e ficamos descontentes, pois as coisas não ocorreram como nós gostaríamos.

Por isso, é preciso refletir sobre como estão nossas expectativas e o que devemos fazer para diminuí-las, ou o que podemos fazer para que sejam mais condizentes com a nossa realidade.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo