Categorias: ComportamentoCultura

Aprenda a aprimorar a sua capacidade de memorização

A memorização é a nossa capacidade de reter informações e principalmente consultar essas informações sempre que for necessário. Ela é considerada um dos aspectos mais importantes para a vida diária do ser humano, pois reflete nossas experiências passadas, permitindo a nossa adaptação nas situações presentes e também nos guiando para o futuro (relembrando de experiências passadas).

Como muitos de nossos aspectos cognitivos, a memória pode também ser treinada e aprimorada. Por isso, selecionei algumas técnicas para que você consiga melhorar a sua capacidade de memorização, registro, decodificação o e armazenamento de informações.

Melhorando a capacidade de registrar as informações.

Para melhorar a sua capacidade de memorizar algo, é interessante ter muitas informações sobre esse algo. Quando você toca, cheira, sente ou escuta sobre esse algo, mais fácil fica para você lembrar dele posteriormente. Assim como, quanto mais detalhes você observar sobre algo que você deseja lembrar no futuro, mais fácil será para guardar as informações a respeito.

É importante criar algum laço de significado entre o que você deseja memorizar e algo que você já tem memorizado. Digamos que você deseja memorizar o nome de alguém que você acabou de conhecer. Se você já conhecer alguém com esse nome, relacione essa nova pessoa com a pessoa que você já conhece (quanto mais próxima de você melhor). Assim, a probabilidade de você lembrar do nome dessa pessoa no futuro é muito alta.

Para ter uma boa memorização é preciso de tempo para refletir sobre as informações, repetir, praticar e associar tudo o que você deseja lembrar.

Melhorando a capacidade de evocação ou recuperação da memória.

Isso significa melhorar a capacidade de lembrar de alguma informação já memorizada, lembrando dela de acordo com que você memorizou. Para isso existem algumas técnicas, como por exemplo:

Técnica da história: Essa técnica consiste em construir uma história que conecte as coisas que você deseja recordar, especialmente quando devem ser memorizadas em determinada sequência. Isso significa também dar significado ao que você deseja recordar. Crie uma história com as palavras-chaves que você precisa lembrar e relacione em uma história, assim você irá memorizar a história por completo e não somente as palavras soltas, fazendo com que a evocação dessa informação seja mais fácil para você.

Técnica de criar uma palavra: Algumas vezes precisamos recordar de um número de palavras sem sentindo, por exemplo, placas ou nomes de negócios. Acrescente vogais entre essas palavras sem sentindo para relacioná-la com algo já existente. Por exemplo, se você precisa lembrar de uma empresa chamada PND – você pode pensar na palavra PANDA, para memorizá-la. Ou se você precisa lembrar de uma placa TRA – você pode pensar na palavra extra.

Técnica de nomes e rostos: Essa técnica serve também para memorizar o nome de pessoas que você acabou de conhecer. Ela consiste em prestar atenção ao nome da pessoa quando ela mencionar então repita várias vezes o nome mentalmente. Focalize uma característica no rosto da pessoa ou de sua aparência para então fazer uma associação visual entre o nome e a característica dela, assim você irá relacionar o nome da pessoa com uma característica, fazendo com que você não se esqueça dela. Quanto mais você lembrar dessa associação, menores são as chances de esquecer a pessoa.

Para melhorar a sua capacidade de memorização, você pode também criar jogos mentais para que sua memoria fique sempre mais “afiada”. Memorizar números e placas e depois tentar lembrar deles é sempre interessante. Algumas pessoas gostam de treinar a memória utilizando o número PI, aprendendo cada vez mais números ou fazer isso através da tabuada ou até mesmo de frases, que devem ser lembradas ao longo do tempo.

Você pode criar sua própria forma de treinar a sua mente. O importante mesmo é manter a sua mente sempre ativa, melhorando as suas capacidades cognitivas, em busca de novos desafios.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo