A importância de ter uma boa relação com o seu chefe

amigo-chefe

Não são todas as pessoas que conseguem trabalhar com o que gostam ou que trabalham sem qualquer tipo de hierarquia. Ou seja, a maioria de nós tem algum tipo de chefe a quem devemos prestar contas, não é mesmo?

O problema é que muitas vezes pensamos na figura do chefe como negativa, como de alguém que somente manda e cobra resultados. Mas esquecemos de pensar que essa figura não representa apenas isso.

É interessante mudar um pouco essa visão e passar a ver essa figura de uma forma mais positiva. Pensando nela como alguém que pode nos trazer muitas possibilidades. Veja bem, não estou falando em “puxar saco”, mas sim de ter uma relação mais saudável, que seja do interesse de ambos.

Vou esclarecer aos poucos o meu ponto de vista para que seja mais fácil perceber como essa mudança pode ser essencial no ambiente de trabalho.

Melhora o seu desempenho.

Quando temos uma boa relação com o chefe, isso reflete no nosso desempenho na empresa. Afinal, quando percebemos a nossa importância e a das nossas tarefas, acabamos nos motivando mais e tendo melhores resultados.

Se a relação com ele está boa, nós paramos de nos sentir cobrados e passamos a aceitar melhor as nossas tarefas e os pedidos dele. Assim fazemos as tarefas de uma maneira mais eficiente.

Mercado de Trabalho

Fica mais fácil negociar com ele.

Quando a relação é boa, os problemas são resolvidos mais rapidamente e você pode conversar com ele de uma forma mais aberta.

Ou seja, é possível ampliar as possibilidades de negociação e é possível que ele passe a entender o seu ponto de vista de uma maneira mais solícita.

Melhora o clima no ambiente de trabalho.

Isso não se encaixa apenas a relação com o chefe, mas também com os colegas de trabalho.

Quando temos uma boa relação com as pessoas com as quais trabalhamos, isso torna o ambiente mais leve e faz com que o trabalho renda mais. Porém, não significa que você precisa ser amigo de todos. É interessante que, pelo menos, exista uma relação de cordialidade e respeito entre a equipe, principalmente com o chefe.

Isso evita intrigas, desgastes nas relações e melhora as condições de trabalho.

diversao-trabalho

Você se destaca dos demais.

Quando a sua relação com o seu chefe passa a ser mais saudável, com respeito mútuo, você passa a se destacar dos outros. Principalmente daqueles que percebem o chefe como uma figura de autoridade.

Ele percebe que você o trata diferente, que mantém o respeito e que se empenha verdadeiramente, o que alguns não fazem. Assim você passa a ser diferente dos outros e passa a ser visto de uma forma mais positiva por parte dos administradores.

Manter o networking.

Precisamos pensar também na sua rede de contatos profissionais. O seu chefe é um profissional que tem contato com outros. E é provável que ele não seja o seu chefe para sempre.

Ou seja, ele pode passar a integrar a sua rede de contatos para quando você precisar, para futuras recomendações e até mesmo caso ele queira começar um novo projeto, você pode ser incluído nele (ou você pode inclui-lo em seus projetos futuros).

Portanto, você tem mais vantagens quando mantém uma boa relação com ele.

trabalho-com-foco

Possibilidades de benefícios.

Quanto melhor for a relação, maiores serão as possibilidades de você se beneficiar. Você passa a ter um olhar diferenciado e as suas chances de subir de cargo, receber aumento são maiores.

Portanto, você passa a ter mais opções e maiores benefícios com o tempo. O importante é tentar ter e, principalmente, manter uma boa relação.

Mais importante ainda é que seja uma relação verdadeira, não pensando apenas nos benefícios, pois isso acaba tendo consequências. Quanto mais você focar na relação (e menos nas vantagens), mais verdadeira ela será e mais benefícios você pode ter a longo prazo.


Leonardo Luchetta547 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register