O que fazer quando o familiar de um amigo falece
Esse é um assunto bem delicado, mas que precisa ser tratado. Não existe um manual do que devemos fazer nos momentos difíceis da vida, assim como não há um código de conduta.
Por isso acabamos ficando meio perdidos quando algumas coisas acontecem. Para evitar que você seja pego desprevenido, resolvemos escrever sobre dicas do que fazer em um momento muito específico.
Digamos que você descubra que o familiar de um grande amigo seu faleceu. E aí, o que você irá fazer?
Pois bem, não é fácil responder algumas perguntas, mas nós vamos te dar uma boa ajuda.
Ao descobrir a notícia, comunique-se com seu amigo.
Ao ficar sabendo que um amigo seu perdeu um familiar, é interessante tentar contatá-lo, dar os pêsames para ele e descobrir como está.
Você pode ligar para ele ou tentar encontrá-lo pessoalmente (seja na casa dele ou no próprio funeral). O importante é você demonstrar que está disposto a ajudar, caso ele precise.
Você deve fazer isso mesmo quando não conhecia o familiar dele, afinal, você estará cuidando do seu amigo e demonstrando respeito em meio a essa situação.
Tente ir no velório.
O velório não é um local que você é convidado a ir. É uma ocasião que você vai para prestar apoio para a família e para se despedir da pessoa. (É um rito de passagem para a família).
Mas para quem está de fora, é uma forma de apoiar os conhecidos.
Ou seja, se você descobriu que o familiar de um amigo faleceu, compareça no local em que está ocorrendo o velório ou o enterro e demonstre apoio para a família e para seu amigo.
Às vezes, só a sua presença lá já é o suficiente. Você não precisa tentar confortá-lo, apenas estar lá para ele.
Demonstre seu apoio.
Esse é um momento em que nós não temos muito o que fazer, apenas apoiar no que for necessário. Não há nada que a gente diga ou faça que possa diminuir o sofrimento do outro.
A coisa mais inteligente a fazer é dizer que você está lá para apoiá-los e que eles podem pedir qualquer coisa para você (que você irá ajudar).
Acredite, há muita coisa para ser resolvida nesse momento, pessoas para serem buscadas, locais para se ir para resolver problemas, enfim. Tente ajudar com esses pequenos problemas que envolvem a situação para amenizar o peso de seu amigo e dos familiares dele.
Trate o momento com seriedade e respeito.
Algumas pessoas não sabem como lidar com essa situação e acabam agindo de uma maneira completamente equivocada. Tentam fazer brincadeiras para fazer o amigo se “sentir” melhor ou forçam a barra para que ele se sinta bem.
O interessante é respeitar esse momento e deixar que ele sinta o luto. Demonstre que você está lá para ajudar e que ele pode falar com você sobre qualquer coisa (principalmente desabafar). Mas não force nada, deixe as coisas acontecerem naturalmente.
Só a sua intenção de ajudá-lo já é muito reconfortante!
Se for preciso, fique com ele o quanto puder.
Em muitos casos, a família fica velando o corpo a noite toda, ou seja, é um momento muito cansativo.
Se você tiver condições, tente ficar com seu amigo durante esse tempo, ou até mesmo fique um tempo lá para que ele possa descansar. Ou seja, ajude-o a tomar conta das coisas e a dividir esse peso com você.
Isso irá demonstrar que ele pode contar com você também para os momentos difíceis. E você pode ter certeza que ele irá lembrar disso.
Muitas pessoas sentem o desejo de ajudar, mas não sabem como. A ajuda geralmente ocorre nos pequenos gestos e, principalmente, com a disponibilidade de ajudar o outro.
Esse é um momento muito difícil para as pessoas e é sempre bom ter um amigo por perto. Por isso, esteja preparado para lidar com esse tipo de situação.
Leonardo545 Posts
É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.
0 Comentários