A história de Tim Burton

Tim Burton

Quem gosta de cinema certamente já ouviu falar do diretor Tim Burton. Mas, se você nunca ouviu, só basta lembrar um título de filme: Edward Mãos de Tesoura.

Esse filme é só um dos grandes sucessos desse diretor. E é até fácil identificar seus filmes. Todos contam com uma mistura bem peculiar de humor e terror.

Onde tudo começou

Tim Burton nasceu em Burbank, Califórnia. Era um menino um pouco solitário, que achava a vida escolar difícil. Era obcecado por assistir filmes de horror, na maioria os de baixo orçamento. Mas também era fascinado pelos contos de terror do escritor americano Edgar Alan Poe.

Em suas próprias palavras, Burton descreve sua infância como “peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos”. Também adorava desenhos. Tanto que, após o colegial, consegue uma bolsa de estudos dos Estúdios Disney, para estudar no Instituto de Artes da Califórnia.

Lá, estudou animação por três anos. Então foi contratado como aprendiz de animador e chegou a trabalhar na equipe técnica da produção do desenho “O cão e a Raposa”. Durante esse período, também se ocupou com projetos pessoais e chegou a produzir um curta-metragem chamado “Frankenweenie”.

O filme conta a história de um menino que perdeu seu cachorrinho em um atropelamento e o ressuscitou com as mesmas técnicas de Frankenstein. O curta foi considerado muito sombrio para os padrões da Disney e, por esse motivo, Tim Burton foi demitido.

Um novo começo

Fora da Disney, Tim Burton começa sua trajetória cinematográfica. Estreou como diretor de longas com o filme “As grandes aventuras de Pee-Wee” em 1985, mas seu primeiro grande sucesso foi em 1988 com o filme “Os Fantasmas se Divertem” (em inglês, “BeetleJuice”).

O filme conta a história de um casal que não percebeu que tinha morrido e que assombra os novos moradores de sua casa, com o intuito de expulsá-los. Eles contam com a ajuda de BeetleJuice (em português Besouro-Suco), um fantasma especializado em exorcizar os “vivos”.

Apesar do tema sombrio, o filme é recheado de humor. Fez tanto sucesso que acabou tornando-se uma série animada para TV. A partir daí, a bizarrice aliada à comédia tornou-se a marca registrada de Tim Burton.

O filme preferido de Tim

Com sucesso, Tim foi convidado a dirigir a superprodução “Batman” e, logo em seguida, “Batman – O Retorno”. Os dois filmes não fizeram muito sucesso, talvez porque as pitadas de humor, características de Tim Burton, não combinassem com a história do homem morcego.

Em seguida, Tim dá vida a um projeto pessoal, que se tornaria seu maior sucesso no cinema: Edward Mão de Tesoura (em inglês, Edward Scissorhands). Nos papéis principais estão Johnny Depp e Winona Ryder.

O filme conta a história de um jovem que foi criado por um cientista. Ele vive sozinho em um castelo, após a morte do criador, e possui tesouras super afiadas no lugar das mãos. O jovem é levado a conviver com a sociedade local e tem dificuldades em lidar com as pessoas.

Este foi o primeiro filme onde Tim Burton teve total controle criativo e é considerado por ele o seu melhor trabalho. Muitos críticos de cinema, assim como o grande público, também concordam.

Muitas grandes produções

Tim produziu vários outros filmes, que agradam a todos os gostos. Alguns têm grande sucesso, outros nem tanto. Porém, todos têm como marca registrada o horror e a comédia. Contudo, alguns filmes são mais sombrios, enquanto outros ficaram mais no besteirol.

Marte Ataca (em inglês, Mars Attacks), é exemplo de algo não muito bom. O filme conta a história de um ataque alienígena à Terra. Apesar dos bons efeitos especiais, o longa é um pouco no sense e acaba sendo apenas engraçadinho.

Se você gosta de algo mais tenso, Tim Burton tem duas ótimas opções: “A lenda do Cavaleiro sem Cabeça” (em inglês, “Sleepy Hollow”) e “Sweenwy Todd: O Barbeiro Demoníaco da rua Fleet” (em inglês, “Sweenwy Todd: The Damon Barber of Fleet Street”). Os dois filmes são recheados de terror e muitos sustos.

Para as sensíveis, a indicação é “Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas” (em inglês, “Big Fish”). O filme fala de um homem idoso prestes a morrer e com um relacionamento difícil com o filho. O homem conta ao filho suas histórias da juventude com muita imaginação, mas sempre com um fundo de verdade.

Aos apaixonados, recomendo “A Noiva Cadáver” (em inglês, “Corpse Bride”). O filme é uma animação feita em Stop Motion e mostra um jovem noivo que se vê dividido entre o amor de uma noiva viva e outra morta. Com grandes doses de comédia, o jovem fica entre o mundo dos vivos e o dos mortos. Apesar de a ideia parecer um pouco estranha, é um filme bem indicado para se assistir a dois.

Últimos grandes Sucessos

A Fantástica Fábrica de Chocolates (em inglês, Charlie and the Factory) é uma refilmagem do clássico de 1971. Conta a história do menino pobre que sonha em encontrar o bilhete dourado e conhecer uma incrível fábrica de chocolates.

Os efeitos do filme são incríveis e é impossível não sonhar em conhecer essa fábrica pessoalmente. Personagem igualmente incrível é Willy Wonka, dono da fábrica e chocolateiro mais famoso do mundo.

Os dois últimos sucessos de Tim Burton são “Alice no País das Maravilhas (em inglês, Alice in Wonderland”) e Alice através do Espelho (em inglês, “Alice Through The Looking Glass”). Ambos baseados na obra do escritor inglês Lewis Carrol, contam a história do retorno de Alice, já adulta, ao país das maravilhas que conheceu ainda criança.

Grandes parcerias

Um grande parceiro de Tim Burton é Danny Elfmann, que assina a trilha sonora de várias produções. Ele conta também com a parceria de dois grandes atores: Johnny Depp e Helena Bonhan Carter.

Os dois protagonizaram a maioria dos filmes de Tim, inclusive Alice no País das Maravilhas e Alice através do espelho. Helena, inclusive, foi casada com ele por 13 anos e juntos têm dois filhos.

O talento dos dois atores, aliado à competência de Tim Burton, faz com os personagens sejam sempre únicos. Fica até difícil acreditar, por exemplo, que o Barbeiro Demoníaco seja interpretado pelo mesmo ator que faz o chapeleiro Maluco de Alice no País das Maravilhas.

Tudo Para Homens859 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

1 Comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register