Como saber qual profissão escolher?

Escolhendo uma profissão

Este artigo está voltado para pessoas que estão passando por um processo de escolha profissional ou até mesmo por uma transição entre profissões. Tornando este momento de escolha menos doloroso, simplificando-o, considerando os aspectos sociais, econômicos e culturais de cada indivíduo, fazendo deste, uma leitura imprescindível para este momento.

Separamos algumas dicas do que fazer para que a sua escolha profissional de agora te traga satisfação no futuro. Vamos à elas:

1) Participe de um processo de Orientação Vocacional/Profissional.

Este processo não está voltado somente para quem está em dúvida sobre qual curso universitário deve cursar. Ele serve também para que a pessoa entenda qual profissão encaixa-se melhor ao seu perfil, levando em conta suas habilidades, interesses e aptidões. Através do autoconhecimento, a orientação profissional pode clarear este momento de dúvida, tornando a escolha da profissão algo muito mais prático e assertivo.

Este processo de orientação profissional pode ser feito através do auxilio de profissionais capacitados, como psicólogos, por exemplo. Lembrando que não devemos confiar em “testes” realizados na internet ou em revistas pois os mesmos levam em conta apenas alguns aspectos das pessoas, sem envolver a abrangência necessária para que uma escolha tão importante seja realizada.

escolhendo-com-o-que-trabalhar2) Busque informações sobre as profissões.

Para que seja possível escolher algo, faz-se necessário entender quais são as suas opções. Para isto é possível pesquisar sobre como são as profissões e quais são realmente os cargos desses profissionais. Geralmente temos algumas fantasias referentes a algumas profissões, sem que saibamos como é a real rotina do trabalho desta profissão, que realmente pode não encaixar-se em seus interesses e habilidades.

Outro erro comum neste momento de escolha, é optar por profissões apenas pelo “status” que ela pode vir a proporcionar ou pelo salário da mesma. Tomar uma grande decisão levando em conta apenas aspectos tão superficiais pode trazer grandes frustração futuras. Conhecer cada profissão pode transformar este processo em algo muito mais simples.

3) Faça uma lista das profissões que te interessam.

Após pesquisar sobre as principais profissões, é interessante delimitar algumas profissões que te interessam mais, quais se encaixam mais com seu perfil e, principalmente, seus interesses.
É preciso levar em conta que as profissões demandam de muito preparo e estudo. Seja em uma faculdade, curso técnico, ou até mesmo aprendendo mais sobre a profissão enquanto já trabalha com ela.

Isto significa que além do tempo de trabalho, muito do seu tempo será voltado para se aprimorar e aprender cada vez mais, melhorando sua experiência e aprimorando habilidades. Portanto, a escolha precisa encaixar-se em seus interesses pois será uma parte muito relevante de sua vida (consumindo um tempo significativo).

4) Converse com profissionais já estabelecidos na área.

Em seguida à esta delimitação feita, busque aprender ainda mais sobre estas profissões trocando experiências com profissionais já estabelecidos na área. Esta será a melhor maneira de descobrir se você está indo para o caminho certo. Perguntas sobre os pontos fortes e fracos da profissão e até mesmo qual é o perfil das pessoas que escolhem a profissão em questão pode te dar a certeza de continuar optando por ela, ou não.

5) O autoconhecimento é imprescindível.

Esta é a dica mais importante. Para que a escolha da profissão seja feita de uma forma assertiva, é preciso que você tenha um grau de autoconhecimento muito elevado, para não deixar-se levar por interesses momentâneos, esquecendo de alguns interesses que são mais duradouros. Este é o principal ponto para que seja possível alcançar uma realização referente a sua profissão, minimizando as chances de arrependimento futuro.

autoconhecimento

A busca pelo autoconhecimento deve ser constante, refletindo sobre a própria vida e sobre as expectativas do futuro. Apenas ao entrar em contato com você mesmo, seu próprio pensamento e sentimento já faz uma grande diferença para este momento de sua vida.

Leonardo545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register