8 erros que você não deve cometer em uma entrevista de emprego

Entrevista de Emprego

Em tempos de crise é preciso buscar por novas oportunidades. Em alguns casos, uma oportunidade pode ser um novo emprego. Pensando nisso, elaboramos esse artigo com alguns dos principais erros que você não pode cometer em uma entrevista de emprego.

Junto com esses erros nós deixamos algumas dicas do que fazer para que você conquiste sua vaga de emprego, tendo uma entrevista mais satisfatória.

1) Chegar atrasado

O atraso em qualquer ocasião é visto como algo negativo, mas na entrevista de emprego, ele é pior ainda. Nesse momento você estará sendo julgado desde o início e o atraso é visto como algo ruim para você.

Ninguém quer um funcionário que se atrasa para os seus compromissos. O entrevistador poderá entender o atraso como falta de interesse, desorganização e poderá acreditar que você sempre chegará atrasado.

Então, não importa o que aconteça. Nunca se atrase para a entrevista de emprego. Chegue com antecedência ao local marcado e não tenha medo de esperar.

2) Falar demais

Tente responder as perguntas de uma forma satisfatória e não mude de assunto de uma hora para outra. Quem estará conduzindo a entrevista é o entrevistador. Se você mudar o foco, pode ser negativo para você.

Evite também tentar aparecer ou diminuir os outros concorrentes (no caso de uma dinâmica de equipe, por exemplo). O importante é você demonstrar o seu valor e o quanto você pode contribuir com sua contratação.

As respostas prontas geralmente são vistas como algo negativo. Tente ser original e verdadeiro sempre.

8 dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego

3) Falar pouco

Falar demais pode ser um problema, mas falar pouco também pode ser ruim. Você deve falar o suficiente para demonstrar quais são suas habilidades e quem você realmente é.

Falar pouco pode fazer com que você perca a sua oportunidade de demonstrar que a empresa precisa de seus serviços e que você será fundamental para a equipe. A fala precisa sempre ser satisfatória.

4) Não se vestir adequadamente

A roupa é algo fundamental para a entrevista de emprego. Você precisa saber se vestir adequadamente de acordo com o cargo que você pretende. Estar bem vestido demonstra que você se importa com o emprego e que deseja impressionar.

Tome cuidado para não exagerar, pois o exagero na roupa também pode ser visto como algo negativo. Tente impressionar, mas não muito.

Mais sobre o assunto você pode ler nesse post:

Que roupa usar em uma entrevista de emprego?

5) Mentir

A mentira nunca é bem-vinda e, na entrevista de emprego, ela não deve existir. Se você falar que sabe fazer algo, que na verdade não sabe, os outros vão acabar descobrindo.

Por isso, nunca minta sobre você, ou aumente algo no seu currículo. Tudo deve estar de acordo com a realidade, pois a mentira pode custar o seu emprego.

Caso o empregador descubra que você mentiu, mesmo que você tenha conseguido a vaga, ele pode voltar atrás na decisão dele e rescindir o contrato.

6) Não ter empatia com o entrevistador

O entrevistador é quem irá te contratar. Por isso, é importante tentar estabelecer um vinculo com ele.

Para isso você precisa ter empatia, ser sincero e natural. Quanto mais ele gostar de você, mais chances você terá. Não ter empatia ou não tentar agradar o entrevistador pode fazer com que você perca a sua vaga.

7) Não ser flexível quanto ao salário

Um candidato que não é flexível quanto a sua faixa salarial nem sempre será contratado.

Geralmente a empresa não quer pagar o que o candidato deseja, mas isso não significa que precisa ser um problema. Tenha em mente que o salário pode sofrer alterações e dificilmente o salário inicial será o que você deseja. Tenha paciência quanto a isso e saiba negociar.

entrevista-de-emprego

8) Não saber aceitar o NÃO

Se você não cometeu nenhum desses erros mas mesmo assim ganhou um NÃO, não se desespere.

Aceite o NÃO da empresa e continue sendo respeitoso com o contratante. Pois se ocorreu um vínculo entre vocês, ele pode te chamar para outras vagas, ou te chamar caso a mesma vaga abra novamente.

Sempre tenha em mente que a entrevista pode abrir outras portas para você, não somente a que você deseja. Por isso, saiba lidar com as respostas negativas, pois elas podem servir para outras conquistas no futuro.

clique e confira!


Leonardo Luchetta549 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register