Categorias: Tecnologia

5 programas para nunca excluir do seu computador

Para manter seu PC rodando com bom desempenho, você pode contar com alguns softwares específicos. Conheça 5 programas para nunca excluir do seu computador.

Com tantos softwares disponíveis no mercado, para diferentes finalidades, não é difícil acabar com o PC carregado de informações. Porém, antes de fazer uma limpa nos arquivos, saiba que existem alguns programas para nunca excluir do seu computador.

Essa seleção inclui cinco softwares para funções específicas, que ajudam em tarefas que vão de proteger o seu computador até mantê-lo em uma faixa de desempenho adequada. Confira os programas a seguir!

1. Recuperação de HD

Geralmente, pensamos em programas para recuperar os arquivos apagados do HD somente quando a situação se apresenta à nossa frente. O problema é que, com o senso de urgência em alta, encontrar um software adequado pode não ser tão simples.

Por isso, o ideal é manter um programa de recuperação de HD instalado no seu computador. Entre as opções mais populares está o Recoverit, que consegue identificar e restaurar mais de mil formatos de arquivos e ocupa pouco espaço na memória.

O Recoverit consegue recuperar arquivos deletados do HD formatado ou de discos rígidos, pen drives e cartões SDs que passaram por algum dano físico, como uma queda. Basta identificar a pasta a ser recuperada para que o programa faça uma varredura no HD.

Todos os documentos resgatados do disco rígido são apresentados em uma lista. O usuário pode clicar para ver uma miniatura e salvar em outra pasta somente o que desejar.

A vantagem de ter um programa de recuperação de HD instalado é que você consegue reaver rapidamente seus vídeos, fotos e até arquivos de jogos, caso algo aconteça com seu disco rígido.

2. Antivírus

Por mais que utilizar um antivírus no computador pareça bastante óbvio, boa parte dos usuários de PC, seja Windows ou Mac, não contam com uma proteção adequada para seus documentos.

Se você não conta com um antivírus, saiba que esse é um dos programas para nunca excluir do seu computador, afinal, este é um programa capaz de reconhecer e neutralizar as mais diversas ameaças, que são desenvolvidas para roubar dados dos usuários.

Recentemente, um novo malware entrou na rede brasileira com o objetivo de coletar informações bancárias, e quem tinha um antivírus instalado conseguiu se proteger.

Como o antivírus é sempre atualizado pelas empresas desenvolvedoras, as chances de ter um PC infectado quando o programa está rodando são bem pequenas. Por isso, nunca fique sem antivírus.

3. Limpeza de arquivos inúteis

Quando usamos o computador, geramos diferentes tipos de arquivos que vão sendo acumulados na memória do sistema operacional. São documentos duplicados, itens não utilizados e até falhas no registro do sistema.

O problema é que, à medida que utilizamos o computador, esses arquivos se multiplicam e pesam na memória do equipamento. A melhor forma de excluí-los e liberar alguns gigas é por meio da limpeza.
Existem programas especializados na limpeza de arquivos inúteis, que vão identificar e eliminar itens que estão apenas ocupando espaço no seu PC. Esse é um programa para manter instalado e utilizar de tempos em tempos.

4. Atualização de driver

Você já deve ter ouvido falar em driver de computador, mas você sabe o que é um driver? De forma resumida, trata-se de um pequeno arquivo presente nos periféricos (mouse, teclado), que se conectam com o sistema operacional e permitem seu funcionamento.

De tempos em tempos, esses drivers passam por atualizações, geralmente relacionadas a um melhor funcionamento do periférico e da sua conexão com o computador. Manter os drivers atualizados faz com que você tenha o máximo de desempenho.

Como a conferência manual dos drivers toma muito tempo, você pode manter um software de atualização de driver na lista dos programas para nunca excluir do seu computador. Assim, seu PC estará sempre atualizado!

5. Compactação de arquivos

Por fim, um outro programa para nunca excluir do seu computador é o software de compactação de arquivos. Ele serve para deixar os documentos mais leves, ideal para enviar dados por e-mail que, de outra forma, não caberiam no corpo da mensagem.

Esse não é um programa nativo dos sistemas operacionais, fazendo com que o usuário precise escolher e baixar um software para compactar os dados. Os formatos .RAR e .ZIP são os mais conhecidos na compactação.

O lado positivo é que esses programas costumam ser bem leves, o que significa que você pode manter o software instalado sem se preocupar com o peso na memória.

Esses são alguns programas essenciais para quem quer ter uma máquina de bom desempenho, além de ter maior segurança durante o uso no dia a dia.

Ao conhecer os programas para nunca excluir do seu computador você evita dores de cabeça causadas pela falta desses itens, fornecendo ainda uma mais vida útil para a sua máquina.

Crédito das fotos: Freepik.

Tudo Para Homens

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Tudo Para Homens