5 mitos e verdades sobre o consumo de proteínas

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Se você acha que apenas as proteínas são importantes na alimentação de quem está em busca de um corpo com mais músculos, está enganado! Além de uma dieta balanceada, é preciso equilibrar a combinação proteínas + carboidratos e mais outros nutrientes essenciais para sua saúde e para chegar ao seu objetivo.

Por isso, confira as dicas da Dra Karla Santone sobre os mitos e verdades mais comuns sobre a ingestão de proteínas no dia a dia.

MITO: Proteína tem apenas na carne?
VERDADE: Legumes, grãos integrais e leguminosas são excelentes fontes de proteína sem os riscos para a saúde da carne e outros produtos animais.

MITO: Você precisa de uma tonelada de proteína – e você não está obtendo.
VERDADE: Se você segue a dieta ocidental tradicional – carne e produtos lácteos – você provavelmente obtém o dobro de proteínas que você realmente precisa e isso pode prejudicar o seu corpo. O consumo excessivo de proteínas também está associado à osteoporose, câncer, insuficiência renal e doenças cardíacas. A quantidade recomendada (RDA) de proteína para o adulto médio é 0,8 a 1,0 gramas por kg de peso.

MITO: A proteína é boa; Carboidratos são ruins.
VERDADE: As proteínas e carboidratos fazem parte de uma dieta nutricionalmente equilibrada. Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo e devem ocupar a maior parte do seu prato. Grãos, frutas, legumes e feijão são considerados carboidratos. Eles também são excelentes fontes de proteína, fibra e outros nutrientes essenciais.

MITO: A combinação de proteínas é uma necessidade absoluta.
VERDADE: Não há necessidade de planejar refeições em torno de proteínas complementares. Em 2009, a “Academia de Nutrição e Dietética” (AND) divulgou um artigo afirmando que comer uma variedade de alimentos vegetais ao longo do dia fornece todos os aminoácidos necessários.

MITO: Dietas ricas em proteínas ajudam a perder peso.
VERDADE: As calorias são calorias, sejam de carboidratos ou proteínas. Excesso de calorias de proteína não irá magicamente se transformar em músculo.

Fonte: Dra. Karla Santone (CRM 117.154) é médica mastologista, pós-graduanda em Nutrologia.


Guilherme Cury1538 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

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