11 benefícios do whisky para a saúde

recife-whiskey

O Whisky, além de ser uma bebida que todo homem que se preza sabe muito bem como apreciar, traz diversos benefícios para a saúde. Não à toa que seu significado vem do gaélico “uisge-beatha”, que significa “água da vida”.

Confira 11 benefícios comprovados pela ciência do whisky para a saúde:

1) Whisky ajuda a prevenir o câncer.

Em 2005, o Dr. Jim Swan, na conferência da EuroMedLab, em Glasgow, afirmou: “Uma pesquisa mostrou que existem maiores benefícios para a saúde das pessoas que bebem whisky single malt do que daqueles que bebem vinho tinto. Por quê? O uísque de malte único tem mais ácido elágico que o vinho tinto.'”

O ácido elágico, que também é encontrado em várias frutas, é um antioxidante que pode absorver as células cancerígenas do corpo. São necessárias mais pesquisas para que essa declaração seja conclusiva, mas enquanto isso, vamos beber e esperar que o Dr. Swan esteja certo.

2) Reduz a possibilidade de ter um AVC.

É importante lembrar que o consumo de grandes quantidades de álcool está associado a uma maior incidência de derrame. No entanto, se você pode dominar o consumo de bebida alcoólica a um nível moderado, o que significa uma bebida por dia, pode fornecer proteção contra um AVC. De fato, beber uma dose de uísque diariamente é melhor do que não beber, quando se trata de se proteger contra um derrame.

3) Whisky tem baixo teor de carboidratos e zero gordura.

Uma dose de whisky contém 0,1g de carboidratos e ZERO gordura. Sendo assim, é uma boa opção de bebida alcoólica para você que quer cuidar da saúde do seu corpo.

4) Reduz o risco de ter um ataque cardíaco.

Um estudo, publicado em 1998, descobriu que uma dose diária de whisky pode ajudar a protegê-lo contra doenças cardíacas e aumentar as defesas do corpo contra outras doenças, aumentando o nível de antioxidantes no corpo.

5) Beber 1 a 6 doses por semana reduz o risco de demência.

Um estudo de caso de 2003, do Beth Israel Deaconess Medical Center, descobriu que as chances de obter demência eram menores entre os adultos que consumiam whisky moderadamente, mais do que qualquer outra pessoa.

6) É um excelente anticoagulante.

Em relação à saúde do coração, foi demonstrado que o uísque reduz significativamente a coagulação do sangue. Isso é importante quando você está ferido, porque faz parar o sangramento, mas internamente, se coágulos sanguíneos se formarem em lugares importantes dos vasos sanguíneos ou artérias, pode ser desastroso. A aterosclerose, que geralmente ocorre devido a um grande acúmulo de colesterol, pode combinar-se com coágulos sanguíneos e causar trombose, ataques cardíacos, derrames e morte. O whisky é um anticoagulante, o que reduz significativamente as chances de excesso de coagulação. Também aumenta a quantidade de colesterol “bom”, que neutraliza os efeitos do colesterol “ruim”, protegendo ainda mais o seu coração.

7) Ajuda o sistema imunológico e a evitar a infecção de feridas.

Existem diversos estudos que defenderam a capacidade do whisky de impulsionar o sistema imunológico. O álcool desempenha um papel tradicional na prevenção de doenças e na melhoria da função do sistema imunológico. De fato, os níveis de antioxidantes e vitaminas no whisky estimulam o sistema imunológico, ajudando a combater resfriados, doenças e infecções comuns. Todos aqueles filmes antigos em que owhisky é derramado em uma ferida de desinfecção não são apenas ficção. O whisky, realmente, pode ser derramado em uma ferida para garantir que não aconteça uma infecção.

8) Ajuda na prevenção de diabetes.

O whisky provou ser um grande aliado na redução de chances de diabetes, às vezes em até 40%. Uma quantidade moderada de whisky pode melhorar significativamente a capacidade do corpo de regular os níveis de insulina e glicose, reduzindo a chance de desenvolver diabetes.

9) Reduz o estresse.

Com moderação, o whisky pode reduzir o estresse e acalmar os nervos. A combinação da desaceleração da atividade cerebral e o aumento da circulação (que fornece ao corpo mais sangue oxigenado) são essenciais para alcançar essa tranquilidade.

10) Ajuda a ter uma boa digestão.

Durante séculos o whisky foi considerado um auxiliar digestivo, a ser consumido após uma refeição pesada. A composição do whisky e da alta porcentagem de álcool também o tornam um inibidor de apetite eficaz.

11) Whisky fará você viver mais!

Os antioxidantes do whisky ajudam a combater os radicais livres, a principal causa do envelhecimento. E, como já citado acima, a prevenir várias doenças. Essa dupla ajudará você a viver uma vida mais longa e saudável.

Agora você já tem 11 motivos pra tomar uma dose de whisky!


Guilherme Cury1846 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register