As características de um relacionamento saudável

Casal

Ter um relacionamento saudável não é uma tarefa fácil, pois o relacionamento não se torna saudável de uma hora para outra, é preciso se esforçar para que isso ocorra.

É muito comum encontrarmos relacionamentos disfuncionais, mas isso não significa que não há como transformá-los em saudáveis.

Para refletir sobre a qualidade do seu relacionamento, separei algumas características dos relacionamentos saudáveis. Quanto mais dessas características tiverem em seu relacionamento, mais saudável ele é.

Sentimento de confiança.

Nos relacionamentos saudáveis, os envolvidos confiam um no outro. Ou seja, não há lugar para a desconfiança nesse tipo de relacionamento e o ciúme é pouco expressivo.

Isso acontece porque as pessoas que estão em um relacionamento saudável, sabem que o relacionamento é uma escolha dos dois. Se a parceira escolheu estar no relacionamento, é porque ela deseja isso. Portanto, não há motivos para não confiar nela (e vice-versa).

A confiança é construída com o tempo e se torna cada vez mais comum nos relacionamentos saudáveis.

casal-cama

Comunicação aberta.

A maioria dos problemas nas relações estão relacionados com a falta de comunicação. Por isso, outra característica dos relacionamentos saudáveis é a comunicação aberta e sincera.

Em um relacionamento saudável, as pessoas não têm medo de falar o que estão pensando ou sentindo e sobre o momento de vida que estão passando.

Além de contar as coisas, as pessoas tendem a tentar resolver os seus problemas através da comunicação, para que algo pequeno não se torne em um grande motivo de brigas no futuro.

Sentimentos positivos.

Os sentimentos positivos, como por exemplo, sentir-se bem estando do lado da parceira, estão mais presentes nos relacionamentos saudáveis.

Isso ocorre porque as pessoas passam a se sentir mais à vontade quando estão uma com as outras, afinal, elas têm confiança e conversam sobre o que desejam, não dando espaço para os sentimentos negativos.

Liberdade na relação.

Uma característica muito importante das relações saudáveis é o sentimento de liberdade vivenciado pelos envolvidos. Quando se está em uma relação saudável, se sabe que as suas vontades e desejos são ouvidos e respeitados, fazendo com que ninguém se sinta preso na relação.

Dessa forma, os parceiros conhecem o limite do relacionamento e sabem que estão livres para fazerem o que desejam, desde que conversem com a parceira sobre isso, sabendo ainda que ela provavelmente irá concordar com o que o parceiro deseja fazer.

casal-primeiro-encontro

Maior facilidade em lidar com as dificuldades.

Todas essas características mencionadas levam a uma característica muito importante da relação saudável, que é a maior facilidade em lidar com as dificuldades.

Ou seja, quando existem confiança, comunicação, sentimentos positivos e liberdade na relação, fica mais fácil para os envolvidos lidarem com as dificuldades do relacionamento.

É preciso ter em mente que um relacionamento saudável não é aquele em que não existem brigas, mas sim, aquele em que as brigas são superadas com muito mais facilidade e rapidez.

O relacionamento saudável é construído com o tempo e com o desenvolvimento pessoal de cada um dos envolvidos. Por isso, por mais que o seu relacionamento não esteja bem, isso não significa que ele não pode melhorar e se transformar em um relacionamento saudável. Mas, para isso, você irá precisar passar por algumas mudanças.


Leonardo Luchetta486 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register