5 Características de um homem tolerante

Homem de rosa

A tolerância parece que está cada vez mais distante da nossa realidade. A cada dia é possível perceber atos de intolerância em todos os aspectos possíveis, com muitas consequências negativas.

Nós geralmente tendemos a acreditar que somos pessoas tolerantes e que sabemos lidar com as diferenças. Mas nem sempre isso realmente acontece. Para refletir sobre o assunto, separei 5 características de uma pessoa que realmente é tolerante.

1) Entende mesmo sem concordar

Quando se trata de aprendizagem, é mais fácil aprender e memorizar as coisas com as quais nós concordamos, do que aprender conteúdos que não concordamos. Ou seja, quando não concordamos com algo, nós geralmente bloqueamos as informações por não acreditarmos que são importantes.

Uma pessoa tolerante consegue perceber que está com dificuldade de entender algo porque o conteúdo difere das próprias crenças pessoais. Dessa forma, tente separar os seus valores do que está aprendendo.

As vezes, para entendermos algo, é necessário refletir sobre o que nós pensamos intimamente sobre esse algo, para que seja realmente possível compreende-lo.

2) Entende o diferente sem julgar

Na intolerância existe também o julgamento. Algumas pessoas até conseguem entender algumas questões que são diferentes, mas sentem dificuldade em não julgar, simplesmente por terem opiniões diferentes.

Podemos pensar em duas pessoas partidárias, de partidos diferentes, conversando. Elas até podem conseguir se entender, mas a probabilidade de uma julgar a outra com conotações negativas é muito grande.

amigos-bate-papo-conversa-informal-homens-sentados-no-sofa

3) Evita discussões por opiniões diferentes

O julgamento e a incapacidade de ser tolerante levam para as discussões. Uma pessoa realmente tolerante consegue ouvir opiniões contrárias sem ter que discutir com o outro ou tentar mostrar que o outro está errado.

Quando o outro pensa diferente de nós, com conteúdos que são importantes para a gente, como religião, ou a criação de filhos e assim por diante, dificilmente conseguimos não discutir ou aceitar o outro.

Mesmo que não exista uma discussão, quem discorda acaba tratando o outro de uma maneira negativa, só por ele ter dado uma opinião diferente. Isso também é uma característica da intolerância.

Portanto, a pessoa tolerante evita discussões, pois aceita o diferente, e não trata o outro de uma forma negativa, ela sabe conviver em harmonia.

4) Resite ao ódio.

Os sentimentos negativos, como a raiva ou o ódio fazem parte de ser intolerante. Odiar o outro porque ele é de outra religião, outro partido ou gosta de outro time de futebol é algo que vemos com muita frequência.

A pessoa que é tolerante tem resistência ao ódio e a raiva, ou seja, ela não passa a odiar o outro só porque ele é diferente. Ela tolera e respeita o outro, percebendo que não existem motivos para ter sentimentos negativos pelo outro por não concordar com ele.

5) Não é preciso ser semelhante.

Podemos dizer que a pessoa que não é tolerante, no fundo, quer que os outros sejam iguais a ele. Quer que o outro goste das mesmas coisas, concorde com a opinião dele e se comporte como ele.

Ou seja, a pessoa tolerante sabe que existem várias maneiras de viver a vida e que todos são livres para escolherem o caminho que disserem, não precisando ser iguais a eles ou ter as mesmas opiniões.

Quando se é tolerante, aprende-se a perceber as coisas positivas e entende-se que o diferente também é válido, mesmo que não valha para você. Quando a tolerância for realmente exercitada, muitos atos de ódio irão deixar de existir.

Leonardo545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register