Vinho seco, meio-seco e suave – Entenda a diferença!
Se você ainda não sabe muito bem qual é a diferença entre o vinho seco, meio-seco e suave, esse post foi feito especialmente para tirar essa dúvida.
Basicamente os vinhos são denominados de acordo com o residual de açúcar existente na bebida.
Nesse vídeo você pode ver um pouco sobre o assunto:
Cada país tem um padrão de denominação de acordo com o açúcar residual, no Brasil funciona assim:
SECO
O vinho é considerado SECO quando tem até 5 g/l de açúcar residual. Por ter um baixo nível de açúcar residual, tem um sabor mais seco e, geralmente, é o preferido pelos apreciadores de vinhos.
(OBS: Na Europa o limite é de 4 g/l de açúcar residual)
MEIO-SECO / DEMI-SEC
O vinho é considerado MEIO-SECO ou DEMI-SEC quando tem de 5 g/l até 25 g/l de açúcar residual. Ele traz um sabor mais suave, sendo uma ótima opção de vinho para começar a entrar no mundo dos vinho secos (por quem está acostumado com vinhos suaves/doces).
SUAVE
O vinho é considerado SUAVE quando tem mais de 25 g/l de açúcar residual (em alguns vinhos o açúcar é adicionado). Geralmente é produzido com uvas mais comuns, de espécies americanas, como Concord, Herbermont, Niágara, Isabel e outras. A qualidade é sempre inferior e traz um sabor bem doce.
Guilherme1781 Posts
33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.
0 Comentários