Tudo sobre a Albumina

Albumina

A Albumina, para quem ainda não conhece, é a proteína da clara do ovo, um suplemento alimentar indicado para praticantes de musculação que visam ganho de massa muscular ou também por pessoas que necessitam de uma compensação protéica e que não conseguem fazer este por meio da alimentação comum, optando assim por ingerir esta proteína de altíssimo valor biológico.

A albumina que encontramos facilmente em lojas de suplementação é o resultado da desidratação da clara do ovo, ou seja, ela é a clara do ovo sem as quantidades normais de água e embalada a vácuo (na maioria dos casos).

Tendo uma absorção muito lenta, a albumina é de extrema importância para utilizar durante o dia e em quaisquer refeições. O mais comum é usá-la antes de dormir ou quando acordar, para garantir a absorção de proteínas durante o dia inteiro.

Riquíssima em aminoácidos essenciais, vulgo BCAAs, a albumina possui predominância dos aminoácidos Ácido Glutâmico, ácido aspártico e a Leucina. O primeiro deles auxilia em funções metabólicas na transaminação do Alfa-Cetoglutato participando da produção de piruvato e oxaloacetato, impotantes metabólitos na via energética do corpo humano. Além disso, ele possui importante papel como neurotransmissor e, na dieta como incrementador de sabor em alguns alimentos, através do glutamato monossódico. O segundo deles, por sua vez, o ácido aspártico é participante de gliconeogênese e também atua como neurotransmissor. O último deles, a Leucina é um aminoácido essencial, ou seja, que não é produzido pelo corpo e necessita ser ingerido importantíssimo na hipertrofia muscular, estimulante da síntese protéica e de secreções insulínicas também. Estudos apontam a L-Leucina como um aminoácido capaz de ajudar no ganho de massa muscular de maneira impressionante.

A albumina ainda é um produto rico em Vitaminas do complexo B, potássio, fósforo e Ferro.

albumina

Existem várias marcas que vendem a albumina como suplemento para atletas, com sabores ou tradicional (para machos). Eu compro uma básica sem sabor, que custa R$35 e vem 1kg da albumina desidratada.

Dizem que o ideal é tomar a albumina com água, pois o leite – integral e até desnatado – dificulta a absorção da proteína da clara de ovo. No caso de usar a água, basta ter paciência que a albumina dissolve aos poucos (leva uns 10 minutos).

Você já toma? Tem gostado dos resultados?


Guilherme Cury1770 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

1 Comentário

  • José Ricardo Reply

    4 de setembro de 2014 at 21:51

    A Albumina melhora também resistência no treino?
    Aumenta a força também?

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register