Sinais de que você está trabalhando em excesso

Trabalhando em casa

O trabalho atualmente está se tornando uma necessidade básica, afinal, sem ele não conseguimos suprir nossas necessidades (tendo em vista que se trabalha para ganhar dinheiro). E, por isso, algumas pessoas acabam exagerando na dose e trabalham muito mais do que deveriam.

O problema é que as vezes nós não conseguimos perceber que estamos passando por isso. Nós nos justificamos falando que estamos fazendo o necessário, que precisamos fazer isso e acabamos sofrendo.

Por isso separei alguns sinais que você precisa ficar de olho para saber se você está trabalhando em excesso. Lembrando que o trabalho em excesso afeta negativamente a sua vida.

Muito cansaço

homem-dormindo

Se você está sentindo muito cansaço, como se algo estivesse sempre te puxando para baixo, fazendo com que você sinta a necessidade de estar sempre sentado ou deitado, sem vontade de fazer mais nada, fazendo apenas o necessário. É preciso ficar atento.

Isso pode ser um sinal de que você está trabalhando demais e isso está afetando diretamente a sua vida e a sua saúde.

Pouco sono

Insonia

Mesmo sentindo muito cansaço você ainda tem dificuldade de pegar no sono? Então isso significa que não é um cansaço comum, certo?

Alguns trabalhos (principalmente quando precisamos pensar demasiadamente), acabam fazendo com que sintamos um cansaço diferente. Não é algo físico, é mais profundo do que isso. E quando deitamos não conseguimos pegar no sono.

Pode acontecer de termos uma má qualidade de sono também.

Por outro lado, o oposto disso é quando a pessoa acaba dormindo muito, tendo dificuldade para manter-se acordado, pois está levando o seu corpo (e a sua mente ao limite). Isso também pode significar que você está exagerando, e muito, no trabalho e o seu corpo está te dando sinais de que as coisas não estão bem.

Dificuldade em pensar em outra coisa

homem-pensando

Se você sai do trabalho e continua pensando nele, fica preocupado com o que você precisa fazer ou com o que você fez. Isso significa que você está com dificuldade de desligar-se dos seus afazeres no trabalho.

É preciso pensar que a vida vai além dos nossos compromissos profissionais. Quando focamos em apenas um aspecto da vida, os outros começam a desmoronar.

Dores no corpo

alongamento-trabalho

Como já foi dito, o corpo dá sinais de que as coisas não estão bem. É possível que você sinta algumas dores no corpo e, principalmente, em lugares estranhos (músculos, articulações, tendões, etc.). Isso significa que você está fazendo algo de errado.

É possível que apareçam algumas manchas estranhas no corpo, sem que você tenha se lesionado. Isso pode ser consequência de estresse, ansiedade e tensões do trabalho.

Os outros começam a reclamar

briga-de-casal

Além de percebermos os sinais em nós mesmo, é interessante pensar o que os outros estão falando sobre nós. Se as pessoas próximas a você estão reclamando que você não tem tempo para elas ou que você está trabalhando demais. Elas podem estar certas.

É interessante tentar refletir sobre nossas ações e comportamentos através da forma como o outro nos trata e o que ele nos diz sobre nós.

Se você percebe alguns desses sinais com frequência, talvez seja a hora de buscar novas maneiras de lidar com os seus horários e compromissos visando uma melhora na sua saúde.

Lembre-se, quando ficamos doentes nós conseguimos fazer de tudo para melhorar, certo? Então por que não encontrar um tempo para prevenir as doenças, no lugar de tratá-las?

A sua saúde agradece.


Leonardo Luchetta545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register