Roupas influenciam ascensão profissional

Roupas podem te ajudar profissionalmente

Depois daquele texto que falava sobre “Gostar de rock ajuda na avaliação profissional”, aqui está outra matéria, dessa vez da Folha, que comenta sobre quase o mesmo assunto, mas voltado para como as roupas influenciam na ascenção profissional. Confira:

Que o talento é responsável por boa parte da ascensão profissional, não há dúvidas. Mas um fator também entra na balança, ainda que subjetivamente: a aparência. A imagem transmite a atitude do profissional no dia a dia, dizem especialistas.

“Não há traje neutro: você sempre estará transmitindo algo pelo modo de se vestir”, sugere a especialista em marketing pessoal e etiqueta, Lígia Marques.

Tanto roupa quanto acessórios, maquiagem, tatuagens e sapatos comunicam uma mensagem e chegam, muitas vezes, antes das palavras – causando a primeira impressão. “Isso também vale para uma apresentação de negócios, uma entrevista de emprego ou uma reunião”, diz Branca Barão, especialista em comportamento humano.

A composição das peças, contudo, varia conforme a empresa. “Há mercados mais e menos formais em termos de exigências para trajes. O profissional deve perceber em qual caso sua empresa se encaixa e seguir este padrão”, sugere Marques.

Segundo Barão, estar bem vestido significa respeitar o ambiente, os colegas e a própria personalidade. “São essas três coisas que levam diretamente à promoção, quando se é competente”, diz.

CONJUNTO

Apenas vestir-se adequadamente não adianta se o comportamento do profissional não mostra que ele tem responsabilidade para assumir novos cargos.

A promoção, dizem elas, será consequência do esforço, que inclui atualização constante, criatividade e responsabilidade para assumir os resultados que deram certo e os que deram errado.“Só não erra quem não faz. E só quem assume os erros está apto a ocupar um cargo que exige mais responsabilidade”, diz Barão.

O que usar?

• Em ambientes formais, é mais difícil variar a composição – a não ser pela cor da camisa ou do sapato.
• Sugestão das especialistas: costume (terno sem colete) ou calça e blazer, com camisa e gravata.
• Em ambientes mais despojados, se o ambiente permitir, vale investir em calça esportiva e camisa polo ou calça social e camisa de manga comprida.
• Sugestão das especialistas: evitar bermudas, chinelos, sandálias e colares.


Guilherme Cury1522 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

1 Comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register