Clique e saiba mais!


Categorias: Cuidado PessoalMúsicaSaúde

Rock in Rio: 5 dicas para aproveitar o festival sem complicações

Em poucas semanas ocorre no Rio de Janeiro a 18º edição do Rock In Rio, maior festival de música do mundo que atrai milhares de visitantes para prestigiarem os shows de seus artistas favoritos.

Além do Rock In Rio, outros festivais também prometem diversão garantida aos brasileiros nesse e no próximo ano, como o Coala Festival e o Lollapalooza, ambos em São Paulo.

Porém, esses festivais, que geralmente duram mais de um dia, tendem a ser muito intensos, já que exigem que o visitante passe longas horas em pé ou caminhando de um lado para o outro sob o sol forte. Dessa maneira, é necessário tomar alguns cuidados com o corpo para poder curtir seus shows favoritos sem grandes problemas. Pensando nisso, a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, angiologista e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, deu algumas dicas para curtir o festival sem complicações. Confira:

– Prepare-se: Geralmente, os festivais de música ocorrem em grandes espaços abertos com palcos muito separados um dos outros, o que exige que o visitante passe o dia inteiro caminhando. E como nem todos estão com preparo físico adequado para a maratona de shows, problemas como câimbras e dores musculares, principalmente nas pernas e nos pés, são comuns nesse tipo de evento. “Dessa forma, é importante que você escolha sapatos adequados e confortáveis para encarar o dia de shows e não se esqueça de realizar um bom alongamento antes de sair de casa”, destaca a especialista.

– Hidrate-se: Durante o dia de shows, é fundamental que você tome cuidado com a desidratação e consuma bastante água. Isso por que o calor intenso, visto que a maioria desses festivais ocorrem durante o verão, e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso podem aumentar a incidência de câimbras, dores musculares e a retenção de líquidos.

– Tente não permanecer muito tempo parado: Entre os tipos de visitante de festivais de música, existem aqueles que, ao invés de ficarem andando para ver os mais diversos artistas, preferem ficar parados em pé próximo aos palcos para garantir que vão ver o seu cantor favorito de perto. Se esse for seu caso, tome muito cuidado, pois ficar muito tempo parado pode causar desconfortos como o inchaço na região das pernas, que, em casos extremos, pode ocasionar coágulos sanguíneos, trombose ou até mesmo embolia pulmonar. “É importante então que você faça pausas para se sentar e levantar os pés, aliviando o peso dos membros inferiores”, recomenda a Dra. Aline. “O mesmo alerta vale se você for viajar até o festival, seja de carro, avião ou ônibus. Nesse caso, o ideal é que você faça pausas a cada duas horas para caminhar e se movimentar, estimulando principalmente os membros inferiores.”

– Descanse: Entre os dias de festival, tenha uma boa noite de sono para que seu corpo possa recuperar energia e suas pernas tenham o descanso adequado. Segundo a especialista, como durante esses eventos nós dormimos tarde e permanecemos muitas horas em pé, existe uma tendência à retenção de líquidos e inchaço, principalmente para pessoas com problemas de circulação, obesos, gestantes e portadores de pressão alta. “É importante lembrar que, se o inchaço permanecer por um longo período, a incidência de erisipelas, flebite e até trombose aumenta”, explica a angiologista.

– E o que fazer se as pernas e pés ficarem inchados? Neste caso, a médica recomenda que se durma com as pernas elevadas, colocando um travesseiro sob elas, e realize compressas frias no final do dia. Além disso, é preciso tomar cuidado com a alimentação durante o festival, evitando o consumo de refrigerantes e comidas industrializadas, pois o excesso de sódio pode aumentar a pressão arterial e piorar o inchaço. “É importante também que nunca se escalde os pés ou realize qualquer tipo de compressa quente, pois essas podem causar dilatação dos vasos sanguíneos e agravar o quadro”, alerta a Dra. Aline Lamaita. “Para quem já possui predisposição para retenção hídrica, consulte um vascular, pois existem medicações, meias e até cremes que podem deixar suas pernas bem mais leves e saudáveis para curtir o show.”

FONTE: Cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Aline Lamaita é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology, e do American College of Lifestyle Medicine. Formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a médica participa, na Universidade de Harvard, de cursos de pós-graduação que ensinam ferramentas para estimular mudanças no estilo de vida nos pacientes em prol da melhora da longevidade e qualidade de vida. A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina.

Tudo Para Homens

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

Novos Posts

  • Comportamento

Como esquecer de vez a EX

Saiba o que fazer para esquecer de vez a sua ex-namorada.

% dias atrás
  • Arte
  • Mulheres

Portfólio de fotos sensuais do fotógrafo Dande Porto [+18]

Confira o portfólio de fotos sensuais do fotógrafo brasileiro Dande Porto.

% dias atrás
  • Comportamento

Os benefícios da gentileza

Conheça os benefícios de tratar os outros com gentileza.

% dias atrás
  • Beleza
  • Cuidado Pessoal

6 dicas para melhorar sua aparência

Confira seis dicas fundamentais que ajudarão a melhorar sua aparência.

% dias atrás
  • Comportamento

A importância do pai na vida das crianças

Veja como é importante para as crianças ter um pai presente em sua vida e em seu desenvolvimento.

% dias atrás
  • Bebida
  • Cinema & Séries
  • Entretenimento

Schraderbräu: Cerveja de ‘Breaking Bad’ acaba de se tornar real!

A cerveja Schraderbräu, de Hank na série "Breaking Bad", acaba de ser lançada ao mercado.

% dias atrás