Por que nos sentimos incapazes?
O sentimento de incapacidade é algo muito recorrente na vida de alguns homens, tendo consequência nos mais diversos aspectos de nossas vidas. Existem alguns motivos que fazem com que o sentimento de incapacidade apareça em nossas vidas e é sobre eles que irei comentar nesse artigo.
Portanto, se você sente frequentemente que não será capaz de realizar algo em sua vida, ou se sente medo de arriscar-se e buscar por novas experiências, esse artigo é para você. Entender o sentimento de incapacidade e os motivos que te levam a se sentir incapaz é o primeiro passo para suplantar esse sentimento negativo.
Baixo autoestima.
Ter uma autoestima baixa significa não conseguir compreender seus reais valores e suas verdadeiras capacidades, fazendo com que você sinta que não será capaz de realizar nada, assim como, pode fazer com que você evite ter novas experiências em sua vida, pois pode sentir os mais diversos medos que são muito comuns quando se tem baixo autoestima.
Outra característica da baixo autoestima é a incapacidade em reconhecer o próprio potencial, percebendo geralmente esse potencial como sendo muito mais baixo do que realmente é. Ou seja, a pessoa com baixo autoestima tem problemas em perceber o que ela pode ou não realizar em sua vida, acreditando que jamais poderá ter grandes realizações. Por isso, a baixo autoestima está intimamente ligada ao sentimento de incapacidade, pois essa estima baixa pode levar a pessoa a acreditar que não é capaz.
Comodidade.
Comodidade significa estar cômodo com alguma situação, ou seja, aceitar a situação da maneira como ela está ou até mesmo gostar dela, sem querer mudança, mesmo quando essa é uma situação negativa. Mas isso não significa que não queremos mudar a situação, mas sim, que temos a tendência a buscar desculpas para não procurar novas oportunidades na vida.
Por esse motivo que a comodidade também está ligada com o sentimento de incapacidade, pois, ao mesmo tempo em que queremos modificar a situação, buscamos desculpas para não modifica-la, fazendo com que o sentimento de incapacidade apareça.
Lembrando que as vezes, o próprio sentimento de incapacidade, pode ser uma desculpa para que continuemos na comodidade, não modificando as situações negativas.
Medo da mudança.
O medo da mudança é apenas um dos medos que está relacionado com o sentimento de incapacidade. Geralmente é esse medo que faz com que esse sentimento de incapacidade apareça. Por exemplo, quando queremos modificar algo em nossas vidas, podemos sentir medo de fazer isso, pois isso implica modificar outros aspectos além daquilo que será modificado (como uma mudança de emprego ou de relacionamento).
Nesse caso, o medo da mudança pode fazer com que o sentimento de incapacidade apareça, pois a pessoa pode sentir-se incapaz de mudar, pois está com medo da mudança, fazendo com que esses sentimentos apareçam concomitantemente.
Pensamentos negativos.
Os pensamentos negativos também estão intimamente ligados ao sentimento de incapacidade. Segundo o modelo da Teoria Cognitivo Comportamental, resumidamente, são os pensamentos que fazem emergir os sentimentos, ou seja, os sentimentos são uma consequência dos pensamentos que temos. Por isso, um pensamento negativo, pode fazer emergir um sentimento negativo. Portanto, quanto mais você pensar que não será capaz de fazer algo, maiores são as probabilidades de você sentir isso e realmente não conseguir realizar esse algo.
Desse modo, é preciso aprender a perceber e modificar os próprios pensamentos para que assim você consiga ter maiores resultados positivos em sua vida, deixando os sentimentos negativos, como o de incapacidade, para traz.
Leonardo545 Posts
É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.
2 Comentários
+18 – Por que nos sentimos incapazes?Vai o que Rola | Vai o que Rola
9 de maio de 2016 at 09:55[…] Source link […]
Marco Tulio
14 de maio de 2018 at 00:54Boa noite Leonardo, gostaria de saber a respeito de táticas para evitar comportamentos ruins como esses. Poderia manter visível duas listas, uma com atitudes a serem tomadas e outra para atitudes que devo evitar. Ou esta segunda lista, negativa, tenderia a despertar pensamentos e comportamentos igualmente negativos?