Passeio de trem de Curitiba para Morretes

Passeio de trem de Curitiba para Morretes

Se você mora na região sul do país ou deseja visitar o estado do Paraná em suas próximas férias, não deixe de fazer o passeio de trem que liga as cidades Curitiba e Morretes. Conheça mais sobre esta opção de lazer abaixo.

História da ferrovia

Curitiba e Morretes são duas cidades paranaenses. A ferrovia que as liga passa pela Serra do Mar e foi construída no século 19 por vários engenheiros europeus. Os 110 quilômetros foram trabalhados por cinco anos, com o objetivo de estreitar a distância entre a capital e o litoral.

Além disso, a ferrovia era necessária para o transporte de grãos, que acontecia do interior do Paraná para o porto de Paranaguá.

O passeio de trem

A ferrovia hoje é palco de um dos mais bonitos passeios de trem do Brasil, por dentro da reserva ecológica Serra do mar. Saindo de Curitiba, o passageiro descerá pela Mata Atlântica em um caminho repleto de pontes, túneis e viadutos.

A sensação do passeio é o Viaduto do Carvalho, quando se tem a impressão de estar voando. Como Curitiba está a 900 metros ao nível do mar, o abismo é fenomenal.

Como acontece o passeio

O trem sai diariamente às 8h15 da Estação Rodoferroviária de Curitiba. Ao passar pelo perímetro urbano, é possível ouvir apitos quando os vagões passam nos cruzamentos com ruas curitibanas.

O ritmo é lento, para que o passageiro possa apreciar a paisagem, os bairros mais afastados da capital, as cidades metropolitanas, sítios e nascentes. Antes de passar por atrações, os guias turísticos presentes nos vagões alertam os ocupantes para o que será visto em seguida. Assim, é possível fotografar e ter registros memoráveis de recordação.

O passeio de trem dura em torno de três horas, parando no Parque Estadual do Marumbi depois de aproximadamente 2 horas e 20 minutos de trajeto. Se preferir, o passageiro pode descer do vagão e conhecer a reserva. Depois de mais 40 minutos, o trem chega à estação.

A cidade de Morretes

Morretes é o destino final do passeio que sai de Curitiba. É uma cidade litorânea bastante pequena, mas muito visitada devido ao seu prato típico, o barreado. É feito com carne menos nobre cozida exaustivamente (quase 24 horas) em panela de barro, até que fique completamente desfiada. O prato acompanha banana, arroz branco e farinha de mandioca (para fazer pirão).

A cidade também possui muitas lojas de produtos artesanais, casas antigas e barracas de produtos coloniais (experimente os produtos feitos com banana, especialmente as balas).

Para voltar a Curitiba, normalmente se evita o passeio de trem, optando por usar van ou ônibus, já que o percurso dura pouco mais de uma hora de viagem. A passagem de ida (trem) e de volta (trem ou ônibus) pode ser adquirida na Estação Rodoferroviária de Curitiba, onde acontece o embarque.

Dicas

Compre sua passagem com antecedência, a partir das 7h, ou pela internet, no site da empresa Serra Verde Express, que realiza o percurso. O preço varia de acordo com o vagão, de R$ 69,00 a R$ 470,00.

Procure programar seu passeio de trem em um dia ensolarado, especialmente no inverno, onde a ocorrência de sol é maior.

Sente-se do lado esquerdo do trem, onde as atrações são mais frequentes. Se não for possível, você terá que se dirigir para este lado para apreciar a paisagem mencionada pelo guia.


Tudo Para Homens580 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register