Papo de bar com o Mestre Cervejeiro Jerome Pellaud
Em um papo espontâneo, regado a uma boa loira e cheio de explicações e carisma conversamos com o grande mestre cervejeiro suíço Jerome Pellaud da Anheuser-Busch InBev (AB InBev é uma companhia de bebidas Belga-Brasileira formada em 2004 por meio da fusão da empresa brasileira Ambev e a belga Interbrew. A InBev controla 14% do mercado mundial de cervejas).
Jerome Pallaud trouxe para a mesa não só uma Stella Artois geladíssima, mas também muitos esclarecimentos do que um Brew Master (Mestre Cervejeiro) faz. Será que é só beber cerveja o dia todo, todos os dias de sua vida?
Muito mais que isso! O trabalho do Brew Master é assinar as fórmulas dos tipos de cerveja ou chope, selecionar a matéria prima e acompanhar passo a passo o processo de fabricação da bebida, garantindo a qualidade da mesma. Além disso, o mestre cervejeiro sabe detalhes sobre harmonização dos diversos tipos de cerveja com certos tipos de pratos.
Jerome explicou que é muito importante estar a frente de todos os processos da produção da cerveja, seja provando cada cereal presente, fermentação, maturação, como também a água. “Como mestre cervejeiro eu bebo mais água que a própria cerveja”, brincou indicando a importância do líquido na combinação de uma boa cerveja. Essa explicação quebra o mito que o brew master só degusta a cerveja pronta. É claro que bebem ao final do processo, mas para saber se o produto finalizado está fiel à proposta inicial. Nessa “degustação final”, Pellaud disse que os itens avaliados são: corpo, cor, aroma e o sabor.
É claro que como em toda mesa de bar o assunto evoluiu de bebidas para o futebol. Jerome Pallaud é um entusiasta pelo esporte bretão, onde foi a vez de nós brasileiros mostrarmos o que sabemos, “falar de futebol” bebendo cerveja.
Aleo139 Posts
Publicitário guerrilheiro infectado por vírus de computador desde que a pornografia surgiu na internet. Não toca nenhum instrumento musical, mas toca a banda Aliados da baixada para o Mundo. |m|
0 Comentários