O treino e dieta de Chris Hemsworth (Thor)

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Assim como Taylor Lautner quando teve que ganhar bastante massa magra para interpretar a segunda parte do filme Crepúsculo (que já falamos por aqui), Chris Hemsworth também teve uma grande missão para ser o Thor no filme Thor, ganhar 9kg de músculos.

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Ele sempre teve um corpo magro e com um bom nível de massa magra. Mas para o personagem ele precisaria ter muito mais, sem engordar.

Os três fatores principais no treino dele foram: dormir, beber muita água e comer bem.

Esse é um detalhe que deve ser levado em conta quando você quer ganhar massa magra e também emagrecer (gordura). Uma noite bem dormida auxilia na queima de gordura e na construção de músculos. Além disso, beber muito líquido é imprescindível para ganhar peso em forma de massa magra. Chris relatou que chegava a ingerir cerca de 4 litros de água por dia. Não se esquecendo de uma alimentação equilibrada, com um grande consumo de proteínas, primordial para construir a imagem do personagem.

Sua dieta foi dividida em duas partes: o aumento de músculos e a diminuição de gordura corporal. Essa divisão não foi planejada. O ator entrou em uma rotina visando o aumento muscular, para tanto ganhou em torno de 9 quilos em músculos; porém, não estava com o biótipo desejado, principalmente por não caber em sua fantasia. Ele teria que diminuir o tamanho para que ficasse com a imagem perfeita para o papel. Foi assim que começou a segunda fase de diminuição de gordura.

A primeira fase foi baseada em ganho muscular, com uma alimentação voltada para o consumo de proteínas. Sua rotina de treino era assim:

TREINO (HIPERTROFIA)

O período foi com cerca de dois meses de duração, cada dia focando em uma parte do corpo; por exemplo, no primeiro dia focava-se no peitoral e dorsal, trabalhando os músculos que compõem essa parte através do supino reto, da remada curvada, da barra paralela e da barra fixa. No segundo dia, focava-se nas pernas, com exercícios na mesa flexora, além de levantamento terra e agachamento. No terceiro dia foram trabalhados os tríceps e os bíceps, através do supino fechado, e da barra fixa supinada e fechada.

Veja baixo como ficou montado o treino ABC:

Dia A: Peitoral e Dorsais

Supino reto
Remada Curvada
Barras paralelas
Barra fixa

Dia B: Pernas

Mesa flexora
Levantamento terra
Agachamento
Dia C: Tríceps e Bíceps

Supino fechado
Barra fixa supinada e fechada
Para ganhar mais massa muscular, foi necessário modificar o número de séries e repetições. Dentre as 8 semanas de treinamento, Chris Hemsworth teve esta rotina:

Semanas 1 e 5 : 4 séries de 4 a 6 repetições;
Semanas 2 e 6: 4 séries de 6 a 6 repetições;
Semanas 3 e 7: 4 séries de 8 a 12 repetições;
Semanas 4 e 8: 4 séries de 4 a 6 repetições.

DIETA E SUPLEMENTAÇÃO

Sua alimentação foi, em ambas as fases, a de ganho muscular e a de perda de gordura, com shakes de proteína (Whey Protein), filé de frango sem gordura e carboidratos de lenta absorção. Suas refeições eram divididas em pequenas porções a cada duas ou três horas. Com esse tipo de alimentação, o corpo do ator não estocava calorias extras, transformadas em gordura. Além disso, o consumo de açúcar foi minimizado, pois consiste em carboidrato de queima rápida, que auxilia no ganho de massa gorda.

Para a segunda fase, quando teve que diminuir sua gordura e definir os músculos, o ator focou no treino cardiovascular (que tem como característica o consumo maior de gordura como fonte de energia, diminuindo a gordura corporal). Ainda nessa fase, o ator utilizou uma técnica muita comum entre as celebridades americanas, chamada de “Shrink Wrap Effect”. Traduzindo, seria o “efeito de diminuir o envoltório em torno dos músculos”, ou seja, deixar o corpo mais definido.

O efeito dessa técnica ocorre da mesma maneira que acontece quando retiramos ar de um saco. Para fazer isso, é necessário manter o corpo em uma porcentagem de gordura muito baixa, que somente pode ser conseguida através de um treino cardiovascular com duração, mais ou menos, de 2 meses, adicionando treino muscular e uma alimentação rica em proteínas para a manutenção dos músculos. Normalmente, quando se chega ao 8% em gordura corporal, o efeito já é possível de ser visto.

Alguns exercícios clássicos e que exigiram mais do ator foram adotados nessa fase de definição, como:

• Levantamento de pneus,
• Leg-press,
• Sempre combinados com circuitos com halteres em pesos diferenciados,
• Battling ropes (duas cordas pesadas onde a pessoa fica balançando),
• Kettlebells (é uma espécie de bola de ferro com alça para erguer do chão até acima da cabeça), esse exercício é mais conhecido.

Lembrando que o ator sempre contou com o acompanhamento médico e de um treinador personalizado.

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Fonte: Planet Buscas.


Guilherme Cury1524 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

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