Musculação ajuda na prevenção de diversas doenças do coração

Musculação

A musculação, conhecida como a atividade que mais promove o aumento de força e massa muscular, contribui muito para reduzir diversos fatores de risco para a saúde cardiovascular. As doenças que afetam a saúde do coração, como a diabetes, a obesidade e hipertensão, estão diretamente relacionadas à qualidade de vida das pessoas.

Estudos já realizados no Brasil apontam os benefícios da musculação para promover a saúde, além de prevenir e controlar seus fatores de risco. “A redução da massa muscular causada pelo envelhecimento ou por falta de atividade física leva a um alto índice de desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares.”, diz Adelino Vieira, professor de educação física do Centro de Qualidade de Vida (CQV).

Com o ganho de força e de massa muscular, o coração sofre menor sobrecarga cardíaca com esforços do dia a dia de uma pessoa. Na obesidade ou no diabetes, os fatores de risco para a saúde do coração, como o aumento de peso e a presença de açúcar no sangue, são utilizados como fonte de energia a ser gasto durante a atividade física na manutenção da massa muscular adquirida, diminuindo assim o agravamento dessas doenças.

Exames médicos e físicos são essenciais antes de começar qualquer atividade física. “Em casos de hipertensão, as pessoas devem estar com a medicação controlada. É importante que o profissional verifique periodicamente a pressão arterial do aluno, para garantir assim maior segurança e eficiência nos exercícios”, reforça o professor.

Bora treinar! Seu coração agradece.


Guilherme Cury1704 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register