FIFA registra a palavra Pagode e mais 200 como marca própria
Não, você não leu errado. É isso mesmo, a FIFA registrou a palavra Pagode e outras 200 como marca própria.
Isso se deve pela Lei Geral da Copa, assinada em 5 de junho de 2012, que dá poderes plenos para a Fifa fazer o que quiser no Brasil antes, durante e depois da Copa do Mundo de futebol. Com isso, a federação solicitou 236 pedidos de registro de marcos no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). Entre os pedidos, está a palavra Pagode, que até 31 de dezembro deste ano, faz parte do grupo de imagens, palavras e expressões que não podem ser utilizadas em atividades comerciais que não sejam ligadas à entidade.
Além do Pagode, foram aprovadas 188 palavras, sete estão a caminho e 39 em análise ou em processo de recurso. Dos 236 pedidos, apenas 2 foram indeferidas definitivamente.
Lembrando que, por se tratar de uma lei aprovada pelo Congresso Nacional, qualquer desobediência acarretará em um processo judicial.
Natal 2014, Brasil 2014 e todas as capitais da Copa do Mundo também estão registradas no INPI como expressões da Fifa.
“Acostumada a enfrentar diversos processos por conta de produtos piratas e uso ilegal de expressões por outras empresas, a FIFA, que em 2013, durante a Copa das Confederações, registrou 100 episódios de violação de direitos, já se precaveu contra novos problemas e espalhou diversos escritórios de advocacia pelo país, além dos postos de fiscalização em portos e aeroportos.”
Fonte: Vírgula.
Alexandre Chollet111 Posts
Blogueiro, escritor, e consultor comportamental. Escreve sobre relacionamentos e comportamento humano e dá treinamentos para pessoas que desejam melhorar sua vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou de relacionamentos.
2 Comentários
João Victor
27 de maio de 2014 at 06:53Vocês são um bando de safados que querem mais dinheiro do que já tem e esses políticos idiotas que foram cair nessa ainda mais a Dilma que tem dinheiro para comprar palavra em veis de melhorar os hospitais que estão um lixo e nem se fala da educação publica que esta uma merda então seus políticos safados tomem vergonha na cara e olha pro brasil de verdade.
jeova
28 de maio de 2014 at 16:19Tuuuuuuuuudo demagogia, bandos maquiavélicos, e “olhem que não sou nenhum santo”. Entram no nosso país e querem ditar as normas e mudar nossas leis dizendo o que devemos ou não fazer, enquanto muitos deles, sei que não são todos… mais uma grande parte, com certeza viram atrás do “turismo sexual”. O povo brasileiro deveriam coibir essas atitudes (turismo sexual) e não as pessoas de usarem a palavra “pagode”, Um absurdo… Realmente, “b”rasil um país de todos (Pilantras, corruptos, assaltantes etc)!