Entenda o IMC (Índice de Massa Corporal)

O IMC (índice de massa corporal) foi criado para uma fácil orientação sobre o seu peso em relação a sua altura, que basicamente mostrará se você está gordo(a) ou magro(a).
Lembrando que o IMC é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade, mas vale lembrar que esse método não se aplica a atletas, crianças e mulheres grávidas ou a amamentar.
O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).
Exemplo:
– O Rafael pesa 68 kg e mede 1,78 m;
– então se divide o peso em kg, pela altura ao quadrado;
– 68 : (1.78 x 1.78) =
– 68 : 3.1684 = 21.5
O IMC do Rafael é de 21.5
De acordo com vários pesquisadores se chegou a uma tabela que é utilizada para usar como referência para a classificação de cada resultado.
Peso baixo = inferior a 18.5
Peso normal = entre 18.5 e 24.9
Peso a mais = entre 25 e 29.9
Obesidade = 30 ou mais
Então Rafael citado como exemplo acima está com o peso no nível normal.
Os especialistas relacionam a obesidade com um risco mais elevado de sofrer várias doenças entre elas doenças do coração. É importante notar que não se leva em consideração a massa muscular quando se calcula o IMC. Por exemplo, um atleta pode obter um resultado identificando como “peso a mais”, porém nesse caso o peso é de massa magra e muscular que esse atleta possui. Por esses e outros casos não podemos apenas nos basear pelo IMC. Mas é uma análise básica e emergencial para sabermos o nossa massa corporal.

Guilherme1779 Posts
33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.
0 Comentários