Entenda melhor a sua ansiedade

ansiedade

A ansiedade está relacionada diretamente ao medo, podendo ser tanto benéfica quanto maléfica à saúde e a qualidade de vida. Pretendo aqui falar a respeito da ansiedade no geral e como ela ocorre em nosso corpo, mencionando ainda alguns transtornos de ansiedade.

A ansiedade tem um impacto muito grande em nossas vidas, em alguns casos maior e em outros maior. Ela é uma reação que temos ao acreditarmos que existe um futuro risco à caminho. Por exemplo, a ansiedade pode aparecer no dia anterior a uma viagem, ou de uma prova escolar. Ela pode ser benéfica, pois algumas pessoas utilizam dessa ansiedade para estudar um pouco mais para a prova e se preparar melhor, ou pode ser maléfica, pois a pessoa pode não estudar mais e ao mesmo tempo pode não conseguir dormir. Portanto, a ansiedade pode ser motivadora ou desmotivadora. Isso depende da forma como iremos lidar com ela.

Geralmente dizemos que a ansiedade é uma incapacidade de forcar-se no “aqui e agora”. Ela está relacionada com acontecimentos futuros ou pode estar relacionada com acontecimentos passados, que fazem com que a pessoa fique pensando e relembrando o que já aconteceu ou fantasiando sobre o que irá ocorrer.

A ansiedade é algo natural para o ser humano e todos a sentem, o que diferencia é a forma como cada um sente. O grande problema existe quando a ansiedade é desproporcional ao seu estímulo causador, podendo atrapalhar a vida da pessoa, podendo chegar a níveis muito extremos e prolongados.

ansiedade-medo

É nesse aspecto de extremos que moram os transtornos de ansiedade, que precisam ser tratados por profissionais da área da saúde, geralmente psiquiatras e psicólogos (em conjunto). Mas não vamos nos ater a esses aspectos nesse artigo. O propósito é entender a ansiedade em si.

Vamos então falar do mecanismo das ansiedades. Podemos pensar na ansiedade como algo cíclico, ou seja, ela é um círculo. Existe a situação (pode ser uma situação passada ou futuro), que é algo que inicia a ansiedade, e então surge o sentimento de ansiedade (que deve ser proporcional a essa situação), então ocorre as mudanças químicas no cérebro, com hormônios específicos liberados (noradrenalina por exemplo), e então você faz uma análise da situação, se for algo para realmente sentir ansiedade você a sente e lida com ela, mas se for apenas um susto e a situação não requer que você continue ansioso, ela irá parar.

Esse seria o ciclo comum de funcionamento da ansiedade, que ocorre em pessoas que não sofrem de nenhum tipo de transtorno de ansiedade. Ele é muito semelhante ao ciclo do medo. Porém o medo e a ansiedade são diferentes entre si. O medo pode ser visto como uma sensação negativa e aguda diante de uma ameaça percebida no presente imediato, ou seja, algo que está ocorrendo no momento, enquanto a ansiedade pode ser vista também como um sentimento negativo, mas diante da percepção de risco de um acontecimento futuro (ou lembrança).

ansiedade

Os transtornos de ansiedade ocorrem então quando há uma disfunção na percepção da situação ansiolítica, ocorrendo uma liberação de ansiedade disfuncional em relação ao seu estímulo.

Essa é uma forma de resumir um pouco a ansiedade para que seja mais fácil compreendê-la, mas recomendo que esse assunto seja um pouco mais pesquisado, principalmente se você sofre de algum transtorno de ansiedade.

Conhecer melhor a nós mesmos, e aos nossos acontecimentos internos, faz com que fiquemos mais prontos para lidar com as situações do dia a dia.

Leonardo545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register