Entenda como funciona a classificação de estrelas dos hotéis

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Você já se perguntou como funciona a classificação de estrelas dos hotéis?

Esse tipo de “ranking” é regulamentado – no Brasil – pelo Ministério do Turismo e tem como objetivo aumentar a competitividade entre os hotéis, fazendo com que os serviços sempre melhorem e que os turistas saibam qual será a qualidade do hotel em que ele vai se hospedar.

O ranking vai de UMA a CINCO estrelas e varia de acordo com a seguinte lista de requisitos:

UMA ESTRELA

  • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviço de guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com 9 m² (em no mínimo65% das UH)
  • Banheiros nas UH com 2 m² (em no mínimo 65% das UH)
  • Troca de roupas de cama uma vez por semana
  • Serviço de café da manhã
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las

DUAS ESTRELAS

  • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviço de guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com 11 m² (mínimo 70%)
  • Banheiro nas UH com 2 m² (em no mínimo 70% das UH)
  • Troca de roupas de cama duas vezes por semana
  • Sala de estar com televisão
  • Serviço de café da manhã
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de águaMedidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagemMonitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las

TRÊS ESTRELAS

  • Serviço de recepção aberto por 18 horas e acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviço de mensageiro no período de 16 horas
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com 13 m² (mínimo 80%)
  • Banheiro nas UH com 3 m² (mínimo 80% das UH)
  • Troca de roupas de cama em dias alternados
  • Troca de roupas de banho diariamente
  • Serviço de lavanderia
  • Sala de estar com televisão
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/ventilação forçada/calefação) adequada em 100% das UH
  • Restaurante
  • Serviço de café da manhã
  • Área de estacionamento
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito

QUATRO ESTRELAS

  • Serviço de recepção aberto por 24 horas
  • Serviços de mensageiro no período de 24 horas
  • Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedesÁrea útil da UH, exceto banheiro, com 15 m² (mínimo 90%)
  • Banheiros nas UH com 3 m² (mínimo 90%)
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante,facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Café da manhã na UH
  • Serviço de refeições leves e bebidas nas UH (room service) no período de 24 horas
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Secador de cabelo à disposição sob pedido
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH
  • Mesa de trabalho, com cadeira, iluminação própria, e ponto de energia e telefone, nas UH, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoaisSala de ginástica/musculação com equipamentos
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Restaurante
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantarServiço à la carte no restaurante
  • Bar
  • Área de estacionamento com serviço de manobrista
  • Mínimo de três serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio hotel (por exemplo: salão de beleza, baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia, loja de conveniência,locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo, transporte especial, etc)
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-lasPrograma de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de seleção de fornecedores (critérios ambientais, socioculturais e econômicos) para promover a sustentabilidadeMedidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito

CINCO ESTRELAS

  • Serviço de recepção aberto por 24 horas
  • Serviço de mensageiro no período de 24 horas
  • Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedesÁrea útil da UH, exceto banheiro, com 17 m²
  • Colchões das camas com dimensões superiores ao padrão nacional
  • Banheiro nas UH com 4 m²
  • Disponibilidade de UH com banheira
  • Roupão e chinelo em 100% das UH
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)Café da manhã nas UH
  • Serviço de refeições leves e bebidas nas UH (room service) no período de 24 horasTroca de roupas de cama e banho diariamente
  • Secador de cabelo a disposição sob pedido
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH
  • Mesa de trabalho com cadeira, iluminação própria, e ponto de energia e telefone, nas UH, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoaisSala de ginástica/musculação com equipamentos
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Salão de eventos
  • Serviço de guest relation/concierge
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Restaurante
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantarServiço à la carte no restaurante
  • Preparação de dietas especiais (vegetariana, hipocalórica, etc)
  • Bar
  • Área de estacionamento com serviço de manobrista
  • Mínimo de seis serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio hotel (por exemplo: salão de beleza, baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia,loja de conveniência, locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo, transporte especial, etc)
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de águaMedidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de seleção de fornecedores (critérios ambientais)
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito

Fonte: Ministério do Turismo.


Guilherme Cury1600 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

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