É possível treinar o cérebro para desejar comidas saudáveis
Nós não nascemos amando batata frita e odiando rúcula. A questão é que estamos culturalmente habituados a enxergar alimentos saudáveis como opções “sem graça” de cardápio.
Isso é algo que começa na infância e quem paga o preço é a nossa saúde.
Pesquisa
Se você até pensa em mudar sua alimentação, mas torce o nariz toda vez que vê o arroz integral no prato, saiba que talvez a solução para os seus problemas esteja em apenas uma palavra: treino. Uma pesquisa recente sugere que é possível treinar o cérebro a escolher comida saudável e, inclusive, a ficar satisfeito e feliz com ela.
De acordo com os pesquisadores a solução está em consumir alimentos saudáveis até que nosso cérebro fique viciado, da mesma forma que acontece com os alimentos ricos em calorias vazias, sem valor nutricional.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores estudaram os mecanismos de recompensa em 13 pessoas acima do peso, sendo que oito dessas pessoas faziam um programa de redução de peso e os outros cinco não. A pesquisa avaliou os cérebros dos voluntários por ressonância magnética, tanto no início quanto no final do processo.
Vício do bem
Entre aqueles que participavam do programa de redução de peso, os exames revelaram mudanças no centro de recompensa, associado com aprendizagem e vício. Depois de seis meses, essa área tinha “viciado” em comidas saudáveis e de baixo teor calórico, indicando que não só as pessoas estavam comendo esses alimentos como ficando satisfeitas com eles.
Além disso, a área de recompensa passou a demonstrar menos prazer quando as pessoas ingeriam alimentos não saudáveis e ricos em calorias. O programa de redução de peso englobava fatores que envolvem mudança de comportamento e a adoção de alimentos ricos em fibra e pobres em açúcares.
O segredo foi apresentar opções saudáveis de cardápio de forma que parecessem atraentes. E, pelo jeito, deu certo. E aí, você já pensou nisso? Que tal fazer um teste e se forçar a comer alimentos saudáveis por pelo menos seis meses? Você só tem a ganhar e, de quebra, ainda pode acabar mudando seu paladar.
Guilherme1781 Posts
33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.
1 Comentário
LUCAS MONTEIRO
21 de julho de 2016 at 09:02É possível uma Internet sem o Google? Confira https://www.youtube.com/watch?v=my6xg_wowck