É possível evitar uma briga com a parceira?

casal-brigando

As brigassão comuns nos relacionamentos, mas será que é possível evitá-las?

Quando ocorre uma situação que você sente raiva e quer ir “tirar as coisas a limpo” com a parceira, é possível que isso acabe em briga.

Nessas ocasiões, existem outras coisas que você pode fazer além de brigar com ela. E é sobre essas alternativas que vamos refletir hoje.

Não aja por impulso.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que você não pode reagir por impulso. Isso serve em qualquer situação da sua vida.

Agir por impulso significa fazer alguma coisa sem pensar racionalmente, fazendo com que você reaja exageradamente a uma situação.

Por isso, antes de ter qualquer reação a qualquer situação estressante, siga o passo a seguir.

Pare e respire.

Quando ocorrer algo que te deixa com raiva, a primeira coisa que você deve fazer, antes de reagir, é parar e começar a respirar.

Inspire fundo, contando até três lentamente, prenda o ar, contando até três e depois solte o ar, contando novamente até três lentamente. Repita esse exercício por alguns minutos.

Essa parada para respirar, além de oxigenar o cérebro, ajuda a controlar os batimentos cardíacos e faz com que você passe a pensar mais racionalmente sobre o acontecimento, evitando que você reaja por impulso e, consequentemente, evite uma briga.

Reflita.

Enquanto você está utilizando essa técnica de respiração, você deve refletir sobre como irá agir.

Primeiro pense no que você gostaria da fazer (geralmente são coisas ruins, com muitas consequências negativas). Depois pense em como você realmente deveria reagir (sendo o mais racional a se fazer).

Pense sobre as consequências de seus atos. Se for possível, deixe para tomar uma providência em outro momento, quando você estiver conseguindo pensar mais racionalmente.

Perceba o pronto de vista dela.

Quando a situação envolve algo que a sua parceira fez, tente entender o ponto de vista dela.

Pense nos motivos que a levaram a ter esse tipo de atitude o que ela quis com isso. Pense ainda sobre as suas responsabilidades e o que você fez que pudesse contribuir para esse comportamento dela.

Ao fazer isso, além de perceber a própria culpa, fica mais fácil encontrar soluções para a situação.

casal-conversando

Conversar.

Agora que você já se acalmou, respirou e refletiu, chegou a hora de conversar sobre o que aconteceu.

A conversa é a melhor maneira de resolver qualquer conflito, por pior que seja.

Nessa conversa você pode dizer o que te deixou bravo, o que você achou do que viu e como você ficou, ou qualquer outro problema que tenha acontecido. Depois questione os motivos dela e tente entender de uma forma mais ampla o que realmente ocorreu.

Assim, você terá maiores embasamentos para tomar uma atitude.

Com o tempo você passa a se acostumar a agir assim em todas as situações, fazendo com que você evite as brigas, encontrando as melhores soluções para todos os seus problemas.


Leonardo Luchetta545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register