Dirigimos o Novo Honda HR-V

Dirigimos o Novo Honda HR-V

No começo da semana tive a oportunidade de participar do test drive do novo modelo nacional da Honda, o Novo HR-V. O evento aconteceu em Brasília e contou com dois dias de testes, um na estrada (pouco mais de 200km) e outro na cidade (cerca de 30km).

A proposta do HR-V é ser um mix de três tipos de carros, trazendo o design de um coupé, a funcionalidade de uma minivan e postura robusta de um SUV.

O modelo chega ao mercado nacional em quatro opções de versões: LX (manual ou CVT), EX e EXL (CVT).

Novo Honda HR-V

O HR-V possui tração dianteira e motor i-VTEC 1.8 SOHC, que adota o moderno sistema FlexOne. Essa tecnologia dispensa o tanque auxiliar para partida a frio, garantindo um acionamento do motor de forma rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura ambiente, além de performance com economia de combustível.

Além da transmissão manual com seis velocidades (exclusiva para a LX), a versão de entrada conta com a opção de CVT. Esse câmbio também foi adotado nas versões EX e EXL, sendo que a top de linha ainda possui paddle shift (aletas no volante) e sete marchas simuladas, para uma condução mais dinâmica.

Câmbio Honda HR-V

O HR-V traz um diferencial bem bacana e prático, de série, que é o freio de estacionamento eletrônico (EPB). Além de possuir o sistema Brake Hold, que garante grande praticidade nas saídas em pisos inclinados. Quando acionado, mantém o carro parado, mesmo em subidas ou descidas, até o motorista pisar no acelerador.

Freio HR-V

Toda a linha HR-V traz, de série, o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering). Esse dispositivo interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo. O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em aclives. O sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem) também é item de série.

Na versão EXL, o modelo traz ainda retrovisores com rebatimento elétrico e a função Tilt Down, que ajusta para baixo automaticamente o espelho retrovisor direito quando o motorista engata a marcha à ré, facilitando a visualização de obstáculos durante a execução de manobras e balizas. Quando desengata a ré, o espelho volta para a posição anterior. As versões EX e EXL possuem também luzes indicadoras de direção em LED nos retrovisores.

retrovisor HR-V

Na versão EXL, os bancos possuem revestimento em couro e o ar-condicionado é digital com comandos touch screen. Nessa configuração top de linha, o HR-V traz um moderno sistema multimídia, que permite o espelhamento do seu dispositivo móvel via HDMI no monitor LCD de 7” multi touch screen.

Essa unidade possui software de última geração, com GPS integrado contendo as informações de trânsito das principais capitais do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte). O hardware possibilita a conexão Wi-Fi (via hotspot) com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além de Bluetooth com voice tag para a realização de chamadas telefônicas e reprodução de áudio, duas entradas USB e CD player. A reprodução de imagem da câmera de ré possui três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.

Painel Novo Honda HR-V

Todas as versões são equipadas com HFT (Hands Free Telephone) por meio de um comando no volante, evitando que o motorista se distraia ou precise tirar as mãos da direção ao receber uma chamada.

volante HRV

Um dos destaques que eu notei  no carro, além da excelente potência e ótima dirigibilidade, é a questão da economia de combustível. A média do consumo de gasolina é de 9,5 km/l na cidade e até 14 km/l na estrada. E para saber se você está dirigindo de forma eficiente, existe uma roda de luz (você pode escolher a cor) que vai acendendo em volta do velocímetro:

velocímetro HR-V

Além disso, é um carro extremamente confortável e espaçoso. Os bancos de couro dão um charme e aumentam ainda mais o conforto do carro:

Honda HR-V

E para quem precisa de espaço no porta-malas, o HR-V traz bastante espaço. São 437 litros de capacidade e com os bancos rebatidos chega a mais de mil.

Honda HR-V

O novo Honda HR-V estará disponível nas cores: Branco Taffetá sólido, Prata Global metálico, Cinza Iridium metálico, Cinza Barium metálico, Preto Cristal perolizado, Marrom Júpiter metálico, além da exclusiva Vermelho Mercúrio perolizado.

Novo Honda HR-V

Preços sugeridos do Novo HR-V:

LX MT: R$ 69.900
LX CVT: R$ 75.400
EX CVT: R$ 80.400
EXL CVT: R$ 88.700
* Acréscimo de R$ 1.200 para pintura metálica/perolizada.

Guilherme1875 Posts

33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

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